Canal Içara

Canal Içara

18 de setembro de 2019 - 21:04
Cotidiano »
Vigilância Sanitária aplica larvicida biológico
24/08/2007 às 00:46 | icara.sc.gov.br
A Vigilância Sanitária do município tem aplicado desde setembro do ano passado um larvicida biológico no arroio do Balneário Rincão. O objetivo é acabar com a proliferação do borrachudo na comunidade, que pode transmitir doenças.

Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Vamilson Pacheco, são feitas duas aplicações do produto por mês. Segundo ele, até o momento já foram realizadas 22 aplicações, com três doses distribuídas em pontos estratégicos do balneário, na extensão do arroio.

A preocupação do coordenador é com os danos que o inseto pode causar a saúde dos moradores e por este motivo iniciou o processo de tratamento que dura até o fim da temporada de verão. O borrachudo põe os ovos em água corrente e sobrevive neste ambiente. O larvicida utilizado pela Vigilância Sanitária reduz e controla a proliferação, mas não extermina os insetos.

Conforme Pacheco, existem inseticidas capazes de eliminar totalmente o inseto, porém, eles causam poluição nas águas e matam os peixes. “Os inseticidas não são recomendados porque também podem deixar o mar com áreas impróprias para banho”, explica.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas