logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Aberta a temporada da Declaração de imposto de renda!

Compartilhar:

Após o carnaval, chegou a hora de acertar as contas com o Leão. Os contribuintes devem ficar atentos com o período da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Iniciou nesta segunda-feira, 2, o prazo para reunir a papelada, documentos, preencher formulários que podem não ser um tarefa prazerosa, mas necessária à declaração, que é até 30 de abril.

A declaração pode ser feita pela própria pessoa, contudo, pelos próximos dois meses o momento é dos contadores brilharem, eles que passarão os próximos meses focados em lhe auxiliar: no que deve ser declarado? qual a forma correta de preenchimento? qual é o melhor modelo de declaração? como funciona o sistema da receita?

Essas e muitas outras dúvidas fazem parte da vida de quem precisa declarar o Imposto de renda, e ai, contar com um profissional de contabilidade durante esse processo traz tranquilidade quanto aos riscos de cair na tão ameaçadora malha fina.

Uma das novidades divulgada pela Receita Federal, é a restituição, que será realizada em cinco lotes, ao invés de sete, o que significa que os contribuintes receberão antecipadamente, sendo que o primeiro lote será liberado em maio.

Bom fique atento quanto a necessidade de sua declaração e ao prazo, pois gera multa a declaração extemporânea. Mas, ainda pior é o CPF ficar com situação irregular no cadastro da Receita Federal, tal situação pode comprometer a emissão de passaporte, impedir a emissão de certidão negativa para a venda ou aluguel de imóvel, movimentar sua conta bancária , obstar o recebimento de depósitos, entre outros efeitos.

Ressalta-se que o CPF continua válido, mas pendente de regularização. Uma vez regularizado a paz restabelece.