logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: Desenvolvimento sustentável é estratégico para as empresas

Promover a sustentabilidade pode se tornar uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios

Compartilhar:

Apesar de terem sido instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) há seis anos e serem amplamente divulgados desde então, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ainda são vistos apenas como uma ação que visa a proteção ambiental. Mas o movimento vai muito além e, junto com o meio ambiente, define as prioridades e aspirações globais para o enfrentamento também a desafios econômicos e sociais.

Estamos na Semana ODS na Prática, que tem por objetivo divulgar o que é o movimento e como cada um se encaixa nessa construção coletiva. É o momento também para que os gestores percebam que os ODS representam mais do que a adequação a novas práticas, pois promover a sustentabilidade é uma ação estratégica para as empresas e pode se tornar uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios.

Benefícios

As empresas podem utilizar os ODS como um quadro global para moldar, conduzir, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades, permitindo que tirem proveito de uma escala de benefícios, tais como: identificação de oportunidades de negócios futuras; valorização da sustentabilidade corporativa; fortalecimento das relações com as partes interessadas e manutenção do ritmo com os desenvolvimentos da política; investir em um ambiente propício aos negócios; utilização de uma linguagem comum e de uma finalidade compartilhada.

Movimento

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, constituído por voluntários, que visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Suas ações buscam a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

No Estado são, aproximadamente, 900 signatários do movimento, distribuídos em 77 municípios e articulados em 14 comitês, representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. O Comitê ODS Criciúma tem a Satc na coordenação e é composto por 56 signatários.

Gestão

A Associação Empresarial de Içara (Acii) dará início no próximo mês à segunda edição do Programa Práticas de Gestão. Ao todo, serão oito módulos, conduzidos por um time de profissionais de primeira linha, reconhecidos no mercado em suas áreas de atuação.

Abrindo a capacitação estratégica, no dia 6 de outubro, o especialista em posicionamento on-line e fundador da agência Outsite, Leonardo Gonçalves, vai falar sobre o marketing. No encontro seguinte será a vez de Mathias Mafessoni, especialista em investimentos e assistente de controle interno, abordar a gestão de indicadores.

Já o módulo Gestão Financeira será conduzido por Douglas Soares, especialista na área, além de gerente de negócios. Consultora e coordenadora de marketing, professora de graduação e pós, Lúcia Búrigo fechará os encontros de outubro, apresentando as tendências de mercado.

Novembro

Os outros quatro encontros ocorrem em novembro, começando com o módulo Gestão de Pessoas, conduzido por Deinyffer Marangoni, administrador, professor, especialista em gestão de projetos, colunista de empreendedorismo e inovação e fundador da We Dream Consultoria.

Já o pedagogo, psicólogo coach e consultor Laércio Rosso será o facilitador do módulo sobre liderança. Excelência e inovação em vendas pautarão o encontro conduzido por Maicon Canaver, gestor de inovação, professor, especialista em gestão de pessoas, startups and future management e fundador da MJC Consultoria.

Assessor, consultor empresarial e instrutor, Rafael Bianchini Glavam fechará a segunda edição do programa no dia 24 de novembro, tendo como tema a excelência no atendimento.

Compartilhamento

Além do conhecimento, será possível compartilhar a vaga adquirida pela empresa entre diferentes profissionais, de acordo com o interesse na temática do dia. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site da Acii.