logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Andreia Limas: Semana movimentada para o comércio e o setor de serviços

Pesquisa da Fecomércio indica que 71,2% dos entrevistados devem realizar a compra para o Dia das Mães nesta semana

Compartilhar:

Celebrado no domingo, 9 de maio, o Dia das Mães promete movimento extra para o comércio e o setor de serviços nesta semana. Além do quinto dia útil cair nesta sexta-feira, a maioria dos consumidores costuma deixar a escolha do presente para a última hora, concentrando a grande movimentação na última semana antes da data comemorativa.

Conforme a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, 71,2% dos entrevistados responderam que devem realizar a compra nesta semana, sendo que 23,4% indicam que será na véspera e 2,8% no dia. Os dados foram apurados com 1.126 pessoas, entre os dias 31 de março e 13 de abril, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Intenção de compras

Ainda de acordo com a pesquisa, o gasto médio neste ano deve ser de R$ 162,54, resultado 18,3% maior que o gasto médio prospectado pelas famílias do Estado em 2020. Descontando a inflação acumulada dos últimos 12 meses, o valor é 11,5% maior que o do ano passado.

Na avaliação da Fecomércio, a alta pode estar relacionada ao cenário de medidas mais restritivas neste mesmo período no ano passado, quando o funcionamento de shopping centers, centros comerciais e galerias recém havia sido autorizado. Mesmo assim, com limitações no horário e na capacidade de atendimento e proibição na prova de roupas ou maquiagens.

Artigos de vestuário (27,2%), perfumes/cosméticos (16,6%) e calçados/bolsas (13,9%) continuam liderando entre os itens mais procurados para presentear na data.

Promoções em Içara

Para atrair os clientes, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara terá ações especiais. Além do horário de atendimento estendido até às 20h na sexta-feira e até às 17h no Sábado Total, as lojas associadas à CDL entregarão aos clientes cupons da promoção Minha Mãe é uma Heroína, que sorteará um combo com um dia de beleza, um fim de semana em Termas do Gravatal, uma joia e um conjunto Comfy.

A sortuda será conhecida no dia 14 de maio no YouTube das CDL de Içara (www.youtube.com/cdlicara), com transmissão a partir das 19h. Durante a live com a participação musical de Neguinho, serão sorteados outros brindes, como um vale-compras de R$ 500 entre os seguidores da entidade no Instagram.

Restaurantes

Além de movimentar o comércio tradicional, o Dia das Mães também traz impactos para o setor de serviços, como os de alimentação. Os restaurantes costumam ter na data uma das maiores movimentações do ano, mas em 2020, esses estabelecimentos foram autorizados a reabrir para atendimento no local apenas duas semanas antes do Dia das Mães, o que prejudicou o desempenho do segmento.

Em 2019, ano pré-pandemia, a pesquisa de intenção de compras da Fecomércio mostrava que 20% dos entrevistados pretendiam sair para almoçar ou jantar em algum restaurante.

Adaptações

Para acomodar esse público, seguindo ainda as limitações de capacidade em vigor, a maioria dos restaurantes de Içara trabalha com reservas antecipadas e adaptações nos horários, realizando o atendimento de forma escalonada em alguns casos. Além disso, incluíram pratos especiais no cardápio do almoço ou jantar alusivo à data.

Turismo

A pesquisa de intenção de compras da Fecomércio inclui também o comportamento do consumidor quanto ao turismo. Entre os entrevistados, 91,5% disseram que não pretendem viajar. Dos 6,9% que responderam afirmativamente, a maioria tem a intenção de viajar em Santa Catarina para visitar amigos e familiares (80,5%).

Eventos

Maio começou com uma boa notícia para o setor de eventos e sua cadeia produtiva. Um decreto estadual em vigor desde o último sábado permite a realização de eventos sociais (restritos a convidados e sem cobrança de ingresso, como casamentos e aniversários), até às 23h nos níveis gravíssimo e grave.

Casas noturnas, boates e pubs poderão abrir no nível gravíssimo e grave, utilizando apenas o espaço do salão para realização de eventos sociais, com limite de ocupação e funcionamento das 6h às 23h. Da mesma forma, congressos, palestras e reuniões de qualquer natureza podem ocorrer das 6h às 23h nos níveis gravíssimo e grave. Nos três casos, desde que cumpridos os regramentos estabelecidos pelos órgãos de saúde.