logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Após a chuva, chegada do frio ameniza perdas na safra da soja

Prejuízos com o excesso de chuva ficaram abaixo do esperado

Compartilhar:

Com o excesso de chuva no início do mês, a projeção era de perdas significativas nas lavouras de soja que estavam prontas para a colheita em Içara. Sem a expectativa de colher no tempo certo, os produtores temiam que os grãos apodrecessem e/ou brotassem, reduzindo a produtividade. Mas o impacto acabou sendo menor que o esperado.

“Conversamos com alguns produtores, vimos algumas lavouras e chegamos a uma estimativa de que, do que faltava colher, cerca de 10% estariam comprometidos, com os grãos já mofados”, conta Luiz Fernando Burigo Coan, engenheiro agrônomo da Epagri em Içara.

No entanto, as condições climáticas dessa vez ajudaram os agricultores. “Como veio o frio, dificulta que os grãos brotem ou apodreçam e isso amenizou os prejuízos. Então, a estimativa inicial não se confirmou. Alguns produtores perderam 30% da área plantada pelo excesso de chuva, mas considerando o município inteiro, as perdas ficam em torno de 5%”, explica Luiz Fernando.

De acordo com ele, o escritório da Epagri no município não registra relatos de prejuízos causados pela onda de frio. “Agora a soja já está praticamente toda colhida e o que não foi colhido já está em maturação fisiológica, ou seja, não há mais o crescimento da planta ou enchimento do grão. No momento, os agricultores estão plantando o fumo”, detalha o agrônomo.

“Não tivemos registro de geadas nos últimos dias, então, não temos conhecimento de danos à agricultura”, acrescenta. Segundo Luiz Fernando, na pecuária de leite, os criadores semearam aveia e azevém nos pastos, cujo crescimento é favorecido sob baixas temperaturas, para garantir a alimentação dos animais no período de frio com menores custos de produção.