logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

As carências de um Microempreendedor Individual podem ter solução!

Compartilhar:

Você certamente já ouviu falar em Microempreendedor Individual, os famosos MEIs, isso porque eles cresceram absurdamente nos últimos 10 anos. Por meio da Lei Complementar nº 128/2008, que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, foi criado a figura do Microempreendedor Individual. Segundo dados do Portal do Empreendedor, em 2009 haviam 44.188 MEIs no país. Em março deste ano este número ultrapassou 8 milhões de MEIs registradas. Já em Içara, segundo dados da Prefeitura, em 2013 haviam 101 Microempreendedores Individuais ativos, já em janeiro de 2019, foram registrados 1.312, um aumento de 1.119%, e no primeiro semestre deste ano, mais de 60% das empresas que abriram são MEIs.

Vários são os fatores para regularização destes empreendedores, desde a fuga do desemprego, oportunidades de novos negócios e até os benefícios previdenciários e sociais. Segundo o SEBRAE, as atividades mais comuns dos MEIs são cabeleireiros, seguidos de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, obras, promoção de vendas, lanchonetes, dentre outros.

A facilidade na abertura e desburocratização governamental para regularização dos MEIs são fatores que encorajam os empreendedores. Abrir uma empresa não é difícil no Brasil, o grande problema é mantê-la. Várias são as dificuldades para administrar o negócio, dentre eles, em pesquisa feita pelo Sebrae, destacam-se o controle financeiro, a orientação para o crédito, propaganda e marketing e melhoria dos produtos, serviços e do atendimento.

Estas carências dos Microempreendedores Individuais de Içara podem ter uma solução! A Associação Empresarial de Içara (ACII) está criando um Núcleo de MEIs. Segundo a Consultora de Núcleos Empresariais da ACII, Maria Madeira, “o objetivo do Núcleo de MEIs é proporcionar acesso à informação e a metodologias, capacitar os empreendedores, promover troca de experiências e fortalecer a gestão dos negócios, visando aumentar a suas competitividades e a chance de permanecerem no mercado”.

“Muitos empreendedores estão focados apenas em seu dia-a-dia, ‘apagando incêndio’ e preocupados em pagar as contas do dia. Por meio do Núcleo, eles verão que não estão sozinhos, que outros empreendedores têm as mesmas dificuldades que seu negócio, mas que, pela união destes, é possível criar um ambiente que atendam suas dificuldades em comuns, respeitando suas diferenças e superando suas limitações”, conclui a consultora.

O evento de abertura do Núcleo de MEIs da ACII está marcado para o dia 5 de novembro, terça-feira, a partir das 19h00, na sede da entidade, que fica localizada no Ed. Talismã Trade Center. As empresas interessadas, ou para saberem mais informações, poderão entrar em contato com a entidade pelo telefone 48 3432-3429 ou enviar uma mensagem no WhatsApp 48 99179-4837.

Confira a pesquisa completa do SEBRAE sobre o Perfil dos MEIs no Brasil, acesse: https://datasebrae.com.br


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 eBay, Visa, Mastercard e Stripe abandonam projeto Libra do Facebook;
#2 Nestlé abre programa para acelerar startups de tecnologia em saúde;
#3 Startup liga jogadores de futebol a recrutadores e capta aporte milionário;
#4 Google lança site para ajudar empreendedores;


EVENTOS:
@ ESCARH - Encontro Sul Catarinense de RH, 15 de outubro, na ACIC;
@ Sandro Magaldi em Criciúma - O Novo Código da Cultura, 16 de outubro, na ACIC;
@ Café 360º - Competências essenciais da Liderança, dia 18 de outubro, na ACII - Içara;
@ ACII Conecta - Missão Empresarial em Portugal: roteiro de inovação, 22 de outubro;
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis;