Canal Içara

 
17 de agosto de 2022 - 11:01
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Economia » HUB #Içara
Associação Empresarial de Içara realiza formatura e premiação do Geração Empreendedora
Içara teve equipe em terceiro lugar no projeto estadual
01/07/2022 às 11:13 | Redação | com informações de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
A transformação de jovens em empreenderes foi celebrada em uma noite de homenagens em Içara nesta quinta-feira, dia 30. A formatura do projeto Geração Empreendedora reuniu participantes, mentores e familiares no auditório da Cooperaliança com a premiação de todos os estudantes que fizeram parte dessa jornada com os núcleos de jovens e mulheres da Associação Empresarial de Içara. A comemoração ocorreu também com a premiação da Federação das ACIs (Facisc) pela terceira colocação estadual da equipe AtivaMente.

O projeto de Içara foi eleito com base na criatividade, inovação, sustentabilidade, envolvimento dos participantes, comunicação, organização e administração do tempo na banca local e também estadual. Formada por Ester Borges Vertuoso, Luiza Bressan Machado, Mariane Réus Tomé, Rian Rodrigues Ridieri e Yasmin Guimarães Agostinho, a equipe AtivaMente se destacou com a proposta de produtos para o estímulo físico e intelectual de idosos. O GE em Içara teve também Emili da Silva Laurindo, Entony Guizzo Domingos, Ester Mendes Peres, Giovana Figueredo Patrício e Juliana Rocha Salomão na formação da equipe Freedom com a proposta de uma skate shop.

“A apostila que os jovens utilizaram é compatível com uma pós-graduação em Gestão Empresarial. E para serem empreendedores, esses jovens não precisarão necessariamente criar uma empresa, mas poderão atuar dessa forma onde estiverem. Os resultados serão igualmente magníficos com o desenvolvimento pessoal, intelectual e financeiro”, estimula o vice-presidente da Facisc no Extremo-Sul, Ubirajara Pickler. “Agradecemos aos mentores pelo engajamento, aos estudantes pela participação, os pais e as escolas pelo apoio, além dos patrocinadores: Sicredi, Abimar Supermercados, Soratto Cimentos e o Tabelionato de Notas e Protestos. Nós adoramos resultados positivos. E nem sempre o resultado é dinheiro. Aqui tratamos de outros valores”, completa a presidente da ACII, Tatiana Pavei da Silva.

“Quando fomos procurados, aceitamos de imediato o desafio e mobilizamos nossos jovens para fazer parte. Todos estão de parabéns. Que mais jovens possam ser inspirados por iniciativas como essa”, enaltece o diretor da Escola Quintino Folhiarini Dajori, Itamar de Freitas. “Estamos sempre abertos a tudo o que tem de diferente, de novo... Nossos alunos gostam de participar e foi emocionante ver o relato deles, a cada dia, sobre o Geração Empreendedora. Tenho certeza que entrarão no mercado de trabalho à frente de muitos outros jovens”, completa a diretora da Escola Maria da Glória Silva, Giziane Ranthum.

Contato com empreendedores

Além do contato com empreendedores na Associação Empresarial de Içara, os jovens realizaram visitas-técnicas na Thomson Reuters e na Atom Robótica, onde foram desafiados a programar o robô a escrever as primeiras letras dos nomes de cada um. “A visita na Atom deixou evidente aos jovens do Geração Empreendedora o que eles aprenderam em sala de aula sobre problemas, desenvolvimento de soluções e a geração valor para o cliente”, lembra o consultor de núcleos da ACII, Lucas Fofonka.

Os participantes também tiveram a oportunidade de estarem ao lado de profissionais de referência nos segmentos em que desejam atuar. Rian, por exemplo, foi recebido na empresa Bicho Chic. “Fui uma experiência incrível. Achei que ia passar um dia apenas na observação das atividades. Mas pude acompanhar e também participar. Serviu para reafirmar o meu desejo de ser cursar Veterinária”, indica o jovem.



Conteúdo abrangente

O Geração Empreendedora demonstrou conceitos de empreendedorismo, trabalho, práticas de mercado, estratégias de vendas e marketing, inovação, criatividade, sustentabilidade e oratória, além da avaliação do perfil e competências dos participantes. O conteúdo teve como facilitadores Giovana Pedroso, Jadilson Sotero, Julia Domingos, Karine Cearon e Lucas Fofonka. Em Içara, a aplicação foi além também do conteúdo da apostila e teve orientação profissional com a psicóloga Rosimeri Vieira. “Foi um prazer muito grande conhecer e trabalhar com cada aluno. A porta da ACII continuará aberta a todos”, ressalta Jadilson.

“A trilha que percorremos nos fez acreditar que, mesmo jovens, somos muito capazes de fazer coisas extraordinárias. Somos filhos de uma geração de crenças limitantes, com uma confusa mistura de informações, sem saber como agir diante da evolução da tecnologia. Nascemos em meio a um turbilhão de mudanças. Aos adultos, deixamos então uma mensagem: Se querem mudar sua cidade, pais ou o mundo, façam os jovens enxergarem as oportunidades e suas habilidades. Foi isso que o Geração Empreendedora fez por nós”, pontua a estudante Luiza.
Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade
Coberturas especiais