logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cinco dicas práticas de como inovar

Compartilhar:

Nem passou 2019 direito e o mês de janeiro de 2020 já se foi! A correria do dia-a-dia, o mundo hiper conectado, a tecnologia… tudo isso faz o tempo parecer passar mais rápido. Mas muda mês e muda o ano, uma coisa que ainda está em alta é a tal da inovação.

Muito falei disso nos 20 artigos que aqui publiquei: cases, ferramentas, eventos, notícias. Mas, até agora, nunca falei, de fato, como você poderia inovar. É por isso que inicio os conteúdos de 2020 com as cinco dicas práticas de como inovar:

1) Comece: parece óbvio, mas você não tem ideia como existem pessoas com dificuldades de iniciar um projeto. A questão parece tão simples, mas é justamente aí que entra a inovação. Se alguém não agir, algo nunca será mudado. Se nada é mudado, em nada também é inovado. Você somente saberá se a ideia é boa colocando ela em prática e testando!

2) Pequenos projetos: ontem mesmo estava em uma conversa sobre o tema e comentamos que muitas pessoas e organizações pensam grande, querem resolver problemas grandes, mudar a cultura, a estrutura e o próprio “mindset”, mas acabam esquecendo que a inovação não acontece do dia para a noite, ela é a soma de vários pequenos projetos e, principalmente, a soma de aprendizados dos projetos que deram errado. É melhor e mais prático um passo por vez do que uma queda muito grande.

3) Ouça: comece a praticar esta importante tarefa. Ouça toda a equipe, da pessoa mais estratégica a mais operacional. Converse com especialistas que você considera referência em sua área, mas escute também aqueles que não entendem nada do seu negócio. Atente-se aos insights. É ouvindo que se tem as melhores ideias.

4) Termine: tão óbvio quanto começar, é terminar. Mas quantos projetos você já iniciou e não finalizou? Existe a tal da procrastinação, existe o “apagar incêndio”, pode até ser a falta de recurso, enfim, barreiras não faltarão para te impedir de concluir determinado projeto. De nada adianta uma boa iniciativa sem uma acabativa. Se terminar e dar errado, paciência, documente o processo, os erros e volte ao ponto um. Ou você acha que o Steve Jobs acertou a fórmula do Iphone na primeira tentativa?

5) Celebre: erros e acertos fazem parte do jogo. Comemore o aprendizado e os resultados, compartilhe-os com sua equipe e/ou com quem está a sua volta. A cultura da celebração vai de encontro com a cultura da gratidão. Coisas boas só atraem coisas boas. Uma inovação somente nascerá em um ambiente aberto ao bem-estar das pessoas.

EVENTOS:
@ Mude sua forma de pensar com Design Thinking, 19 de fevereiro, na SATC;
@ Se liga, as vendas do RD Summit 2020 iniciam no dia 13 de fevereiro.