logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cooperi quer iniciar atividades neste mês

Compartilhar:

Rejeitada pela comunidade de Poço Oito e sem um local para trabalhar, a Cooperativa de Reciclagem de Içara (Cooperi) não aguardará até que o Poder Público encontre um novo terreno para a construção de um pavilhão e posterior início das atividades. Conforme o coordenador técnico da entidade, Vidal dos Santos Teixeira, a intenção é colocar a prensa para funcionar ainda neste mês. Para isso, já foram analisados alguns prédios próximos da SC-444 e da BR-101.

O passo seguinte será então buscar recursos para o pagamento do aluguel, em torno de R$ 1,5 mil mensais. "Vamos buscar parcerias", destaca ele. “Estou aguardando eles [catadores] decidirem o pavilhão para tentar intermediar os custos”, explica o secretário de Planejamento de Içara, Emerson de Jesus. Ainda conforme ele, a própria cooperativa arcará com 50% do aluguel.

Além do equipamento para prensar os materiais, a Cooperi tem ainda um caminhão para a coleta seletiva de lixo. As máquinas foram doadas pela Santec junto com um terreno repassado como medida compensatória na instalação de um aterro sanitário em Içara. A construção de um prédio seria também de responsabilidade da Santec. Mas, no Governo Municipal anterior a responsabilidade foi assumida pela Prefeitura com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O dinheiro está reservado. Mas depende da resolução do espaço próprio para ser liberado pela Caixa Econômica Federal.