logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Daiana Bressan: Quais os fatores influenciam a sua produtividade?

Antecipe-se e melhore os resultados em seu ambiente de trabalho

Compartilhar:

A produtividade refere-se à capacidade de a empresa aumentar sua produção ou o seu desempenho com menores custos operacionais ou em menor tempo, ou seja, fazer mais com menos sem abrir mão da qualidade. Analisando a produtividade da empresa é possível identificar e se antecipar em fatores que possam afetar de forma positiva ou negativa os resultados. E quais fatores que poderiam causar na produtividade na empresa ou no projeto?

Falta de ferramentas e suporte: As equipes precisam contar com ferramentas que atendem a necessidade de cada setor, atividade ou profissional.

Fluxo de trabalho sem definição: Importante que o colaborador tenha clareza nas atividades a serem realizadas, saber a sequência lógica dos processos, a forma como ocorrem e são repassados de um departamento para o outro. A definição do fluxo de trabalho é um dos principais aspectos a serem considerados quando a empresa deseja aumentar a sua produtividade.

Insatisfação dos colaboradores: Estando engajados e motivados com a missão, a visão e os valores da empresa e tendo clareza, os colaboradores entregam uma qualidade muito maior, porque gostam do que fazem e sentem felizes em faze-lo. O contrario também acontece, um funcionário desmotivado, em condições inadequadas, produz muito menos e com menor qualidade.

Comunicação deficiente: Não é só sobre relacionamento, mas também da capacidade de os gestores e funcionários agirem de forma coesa, compartilhando informações e instruções de forma clara.

Falta de treinamento adequado: Saber o que fazer, porque fazer e como fazer, faz toda diferença. Mesmo que o colaborador já tenha uma formação acadêmica, cada empresa tem a sua cultura, o “jeitão” da empresa trabalhar. Logo cada organização pode ter processos, ferramentas e cultura diferentes. Se o funcionário não estiver familiarizado, acabará se sentindo frustrado e terá baixo desempenho.

Não cumprimentos das diretrizes da empresa.

Reuniões e emails ou mensagens em excesso: Até com o objetivo de se reunirem para serem mais produtivos, se não for de forma organizada, reuniões e trocas de mensagens podem estar tirando um tempo muito valioso.

Ausência de indicadores para mensurar o desempenho: Se não você não leu o artigo anterior, volte e faça a leitura sobre GESTÃO POR INDICADORES.

É muito importante estar atento a estes fatores, que por vezes passam despercebidos. E uma empresa que mensura o seu desempenho é uma empresa que tem maior confiabilidade nos processos de trabalho, economia de custos, maior controle das informações e consequentemente maior lucratividade!