logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: As habilidades que você precisará desenvolver para o futuro do trabalho

Se você quer se diferenciar no mercado de trabalho e crescer, entenda as habilidades necessárias

Compartilhar:

Antes da pandemia muito se falou em futuro do trabalho. Com a ‘coronacrise’ este foi antecipado e já podemos chamar de trabalho do agora! Se você vê notícias de demissões em massa e alto índice de desemprego, pode apostar que alguns são “trabalhadores do passado”, pois muitas empresas não estão demitindo, apenas estão “reciclando” seu quadro de profissionais e buscando habilidades que antes não eram pré-requisitos nos processos de recrutamento e seleção.

Se você quer se diferenciar no mercado de trabalho, crescer em sua carreira e se desenvolver, ainda mais, como profissional, preste atenção nas habilidades requisitadas para o momento atual:

1. Adaptação Ágil

Este é o primeiro passo. Se adaptar e até se transformar rapidamente. A resiliência é o ponto-chave para a virada de mesa, em que o indivíduo saberá lidar melhor com os problemas, se adaptar as mudanças, superar os obstáculos e, principalmente, resistirá à pressão de situações adversas.

2. Inteligência Cultural, Empatia e Comunicação

A Inteligência Cultural é a capacidade de respeitar e se adaptar às interações com pessoas de culturas e diversidades diferentes, na qual visa criar empatia e desenvolver uma relação de respeito mútuo. Neste contexto a comunicação é peça fundamental, pois precisa ser clara, efetiva e deve considerar a multicultura, afinal, quantos casos recentes de pessoas e marcas canceladas na internet por uma falha na comunicação com um “pequeno” detalhe? O mundo está cada vez mais conectado e as pessoas representam e defendem uma causa, uma comunidade com características em comum.

3. Visão de “Dono” e Mentalidade de Crescimento

Mais do que nunca o colaborador precisa, de fato, colaborar com a organização na qual atua. Ter a visão de dono não quer dizer ser o “chefe”, mas sim pensar que o crescimento da empresa depende da execução do seu trabalho, é ter a mentalidade diferenciada de quem deseja ver a empresa prosperar e evoluir como um todo, garantindo estabilidade, lucro e resultados positivos. Lembre-se, o sucesso chega para aqueles que vão além dos procedimentos operacionais padrão.

4. Pensamento Estratégico e Analítico

Um profissional com pensamento analítico pode sugerir soluções e ideias inovadoras para problemas complexos, agregando valor aos negócios, melhorando os processos, guiando as estratégias e contribuindo para o crescimento da organização.

5. Criatividade e execução inovadora

Não basta apenas ter uma ideia e sugerir soluções. Os projetos precisam sair do papel e serem postos em prática para, de fato, gerarem resultados efetivos. Criatividade é a nova produtividade e precisa ser testada. Erros, acertos, tudo é aprendizado e evolução, afinal, só se ganha quem joga e só acerta quem arrisca.

6. Liderança, Negociação e Tomada de Decisão

Liderar é ter autogestão, é saber ouvir, é ser capaz de criar conexões, é inspirar e saber trabalhar em equipe. Também é saber persuadir, negociar, é dar o primeiro passo e tomar a iniciativa, mas também é saber dar um passo atrás e recuar. O grande diferencial de um líder é, e sempre será, a sua incrível capacidade e inteligência para agir da forma certa, na hora certa e com o impacto certo.