logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: Como será a economia do futuro segundo o “The Economy of Francesco”

O evento foi um convite do Papa Francisco aos jovens de diferentes lugares do mundo e crenças

Compartilhar:

É óbvio que também não sei a resposta sobre os próximos passos da humanidade, mas no último mês pude vivenciar uma experiência diferente e que me deu a esperança de um futuro melhor. No final de 2019, tive a oportunidade de ser um dos jovens empreendedores brasileiros selecionados - dentre os mais de 3300 inscritos - para participar do evento “The Economy of Francesco”, que inicialmente ocorreria em março de 2020, em Assis, na Itália, mas que foi adiado para o fim de novembro deste ano, em formato on-line, e presencial em novembro de 2021, se a pandemia permitir.

O evento foi um convite do Papa Francisco aos jovens economistas, empreendedores, estudantes, pesquisadores e agentes da mudança de diferentes lugares do mundo e crenças, para discutirem e apresentarem projetos voltamos à economia do futuro, visando que esta fosse “mais justa, sustentável e inclusiva, sem deixar ninguém para trás”. A programação contou com professores e palestrantes das principais universidades do mundo, além de apresentações de cases de sucesso, de arte e de cultura.

Durante o ano, os jovens foram divididos em 12 grupos, chamado de “aldeias” ou “vilas”, que estavam vinculadas a um tema específico referente aos desafios que a economia de hoje e de amanhã enfrentam. Nessas vilas, cada tema foi explorado em profundidade para gerar novas ideias e propostas. Para sublinhar o aspecto do desafio, o tema foi associado a uma palavra com a qual aparece em tensão, com as seguintes temáticas:



Minha vila foi a “Gestão e Presente”, na qual discutimos os seguintes questionamentos: Qual visão antropológica seria necessária para repensar a gestão após esta pandemia global? Qual é o propósito do negócio? De que tipo de desempenho a empresa precisa? Como repensar um estilo gerencial centrado na pessoa? Há espaço para doação e “gratuidade” nos negócios? Se eu pudesse resumir toda a discussão em uma única frase, esta seria: Tenha gratidão e valorize as pessoas, o lucro é apenas uma ferramenta a serviço do negócio e da sociedade para o desenvolvimento econômico e sustentável.

Nas próximas semanas trarei mais conteúdos, cases e insights a respeito do The Economy of Francesco. Se você quiser se aprofundar mais, acesse https://francescoeconomy.org. Todos os conteúdos dos três dias de evento também estão no canal oficial do evento no YouTube, disponível em cinco línguas, inclusive em português. Até a próxima semana! :)

NOTÍCIAS:
#1 Via Varejo diz que atingiu R$ 3 bi em vendas na Black Friday, alta de 37%;
#2 Vendas no e-commerce brasileiro dispararam 87% em outubro;
#3 Volume de pagamentos com Pix quase dobra na 2ª semana e já soma mais de R$ 24 bi;
#4 Com 35 mil novas vagas, Santa Catarina lidera o saldo de empregos no Brasil em 2020;


EVENTOS:
@ Locaweb Digital Conference Live, 30 de novembro a 4 de dezembro, evento on-line e gratuito*;
@ Hostel by RD Summit, 1 a 3 de dezembro - Inscrições Abertas.