logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: Dois exemplos de inovação para você se inspirar

A inovação ajuda as empresas a saírem na frente da concorrência, agregando valor aos produtos ou serviços.

Compartilhar:

Inovação é um termo que se ouviu e se falou muito nos últimos anos. Com a pandemia, a inovação se intensificou, mas não necessariamente porque grande parte de nossa rotina empresarial migrou para o digital, afinal, inovar não significa apenas tecnologia e internet, mas sim porque as empresas precisaram se adaptar, se reinventar e se ressignificar.

A inovação ajuda as empresas a saírem na frente da concorrência, agregando valor aos produtos ou serviços ofertados, resolvendo novos problemas da humanidade e de organizações, ou então, resolvendo problemas já existentes, mas com uma visão diferente e que proporcione melhor experiência ao cliente.

Dessa forma, dá para se diferenciar e inovar no mercado em diferentes formas, dando significados diferentes para a proposta de valor de sua empresa. A proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes escolhem uma empresa ou outra. O McDonald´s e uma hamburgueria gourmet, basicamente, tem os mesmos produtos, hambúrguer com batatas fritas, mas com propostas totalmente diferentes, embora se tenha preços semelhantes. Este é só um exemplo clássico de como podemos nos diferenciar no mercado, mas também podemos nos diferenciar por preço, por design, por ser personalizado, por novidade e por vários outros aspectos.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre inovação e proposta de valor, quero trazer dois casos reais e práticos para você se inspirar e praticar também em seu negócio.


DELIVERY DE PIZZA ENTREGA NO HORÁRIO



Este poderia ser o título desse conteúdo. Você ficaria se perguntando: “Ué, que matéria é essa? Não entendi”, daria uma confusão mental e você certamente clicaria na notícia para ler e entender o que estava acontecendo. Mas não tem segredo nenhum, é exatamente isso que você leu, o que tem de errado nisso tudo, então? O problema é que muitas empresas prometem entregar um produto ou prestar um serviço “x” e entregam “y” e, em muitos casos, já estamos tão acostumados com isso, que a gente até se espanta quando vê algo sendo entregue exatamente como pedimos. E isso foi o que aconteceu comigo neste último final de semana.

Cheguei da praia domingo à noite, eram 22h00, e pedi uma pizza. No aplicativo marcava o prazo de entrega para 22h36 até 23h06, mas eu estava certo que chegaria 23h06, ou mais, ainda mais em um domingo de verão, onde os deliverys na cidade “bombam”. E pasmem, exatamente às 22h36 tocou o meu interfone, e adivinhem, era o motoboy! Eu não acreditei, mas era.

O que isso quer dizer? Muita gente fica quebrando a cabeça de como inovar no seu negócio, como entregar valor para o cliente e se diferenciar no mercado. Outros ainda acham que é preciso investir muito dinheiro para inovar, é investir em tecnologia e só acontece, de fato, nas grandes empresas. Mas vocês já pararam para pensar no seu próprio negócio? Vocês estão, de fato, entregando o que cumprem? Muitas vezes é aí que está a inovação, fazer o que deve ser feito, entregar o que foi combinado. Inovação não é um bicho de sete cabeças, ela começa pelo básico.


CORINTHIANS VAI INAUGURAR TIROLESA, VOLTA DE HELICÓPTERO E PIZZARIA NA ARENA



Neste caso de inovação não levaremos em conta o tamanho da empresa (que é o Corinthians) e o valor do investimento feito. Vamos considerar apenas o cenário de adaptação. O Corinthians é um dos times com maior torcida do mundo e, consequentemente, ganha uma boa receita com bilheteria em seus jogos. Porém, em um ano marcado pelo isolamento social, em que os estádios ficaram vazios, o clube perdeu grande parte de sua receita. O que o Corinthians fez?

Como forma de se adaptar e ampliar a receita do estádio, o clube inaugura nesta semana uma tirolesa na Neo Química Arena. Além disso, o clube já inaugurou recentemente um heliponto que permitirá a realização de voos de helicóptero sobre o local e também está construindo uma pizzaria no quarto andar do estádio. Isso já acontece em outros estádios de futebol no país e no mundo, para incrementar receita e atrair público para o local, mesmo em dias em que não há jogo no local.

O que isso quer dizer? Uma das formas mais comuns de inovar é criar experiências únicas para o seu público e, muitas das vezes, este processo requer que você saia da sua própria “caixinha” (no caso do Corinthians, não focou apenas no mundo esportivo e do futebol, buscou outros conceitos e alternativas). E você, como e onde poderá buscar soluções inovadoras para melhorar a experiência do seu cliente?


NOTÍCIAS:
#1 Acordo para salário mínimo regional 2021 de SC é assinado;
#2 Com 2 meses de vida, Pix já representa quase 80% das transferências bancárias;
#3 Volume de crédito para pequenas empresas subiu 35% em 2020;
#4 McDonald´S prevê investir US$ 130 milhões na América Latina;
#5 Dono da Cacau Show revela como pretende abrir 500 novas franquias em 2021;