logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Deinyffer Marangoni: Empreendendo e reempreendendo, do zero ao resultado

Seja qual for o ponto de partida, a verdade é que, em muitas pessoas, o desejo de empreender despertou.

Compartilhar:

Quem é que não parou este ano? Todos vivemos o ‘lockdown’, cancelamos planos, projetos, viagens e reestruturamos toda a nossa vida com novos hábitos. Saindo da rotina e da zona de conforto - sim, efeitos da pandemia -, muitos aproveitaram este tempo para se dedicar ao autoconhecimento e/ou para estruturar uma ideia, um novo projeto, que fizesse sentido para si. Outros foram pela necessidade de complementar a renda ou se recolocar no mercado. Seja qual for o ponto de partida, a verdade é que, em muitas pessoas, o desejo de empreender despertou. A mesma coisa aconteceu em negócios já existentes, que precisaram inovar e se reinventar para atenderem uma nova demanda.

Como eu tiro esta conclusão? Simples! Nas duas últimas semanas, seis pessoas próximas de diferentes áreas, a maioria delas empregada, me procuraram para saber como dar os primeiros passos para empreender ou criar novos projetos, em paralelo ao seu emprego atual. Já a maioria das empresas estão pensando no planejamento estratégico de 2021. Pensando nisso que trago um breve roteiro para você tirar a ideia do papel, replanejar o seu negócio e atingir os resultados que deseja:

1. Qual problema você vai resolver?

Já fiz um artigo só falando disso aqui: As pessoas querem resolver os problemas delas. Todo negócio existe para resolver o problema de alguém ou de alguma empresa. Ninguém paga por algo que não faça sentido. Mesmo quando a compra é por impulso ou inconsciente, alguma necessidade ou desejo seu negócio estará atendendo naquele momento. Então a resposta dessa pergunta é seu ponto de partida.

2. Propósito, Missão, Visão e Valores

Muitas empresas têm missão, mas não tem propósito. Ou não tem nenhum e nem outro. A questão aqui é saber porque você existe, qual impacto causa e o que aconteceria caso sua empresa não existisse. Essas três questões definem o propósito. Já a missão não é o porque você faz, mas sim o que e como você faz. Visão é onde você quer chegar em um espaço de tempo (2 anos, 5 anos, 10 anos, por exemplo). Valores são os pilares que sustentam o seu negócio.

3. Se auto analise e estude o mundo a sua volta

É fundamental se conhecer e conhecer o seu negócio. Faça uma análise do que você tem de bom e o que tem a melhorar. Mas não se esqueça de analisar o ambiente a sua volta e também seus concorrentes, pois as oportunidades e as ameaças vêm de fora da sua empresa. Uma ferramenta simples que você pode usar para fazer isso é a Análise SWOT (ou Matriz Fofa).

4. Estruture sua ideia ou sua empresa em um modelo de negócios

Como criar valor para o cliente? Quem é seu cliente e como você se relaciona com ele? Quem são seus principais parceiros? Quais são as atividades e recursos que são fundamental para o seu negócio funcionar? Como será a fonte de renda do seu negócio e o custo da estrutura? Tudo isso é possível fazer de forma simples, visual e completa com o Business Model Canvas (Quadro de modelo de negócios). Basicamente, ele é o mapa da sua ideia ou do negócio já existente, mas que precisa se reinventar. Você terá uma visão completa da empresa, respondendo as principais perguntas para estruturar o negócio.

5. Objetivos e Metas: como atingir os resultados?

Agora que você já sabe (quase) tudo sobre o seu negócio, é importante salientar que a esta construção é feita no tempo presente e que, se ficarmos parado, não chegaremos a lugar nenhum. Então é importante definir os objetivos a serem alcançados e as metas, que nada mais é do que transformar seu objetivo em um número, um índice e em quanto tempo você pretende atingir o resultado esperado. Se você tem dúvida de como estruturar as metas, indico a metodologia da Meta SMART.

Seja qual for o seu projeto, se ele é micro ou grande, todas estas etapas estarão presentes. Existem outras tantas ferramentas para auxiliar nesta construção. Se você tiver interesse em saber mais sobre alguma metodologia específica ou alguma das etapas acima, deixe aqui nos comentários que farei um conteúdo exclusivo sobre ela nas próximas semanas. Bom trabalho e mão na massa! :)

NOTÍCIAS:
#1 Robôs vão eliminar 85 milhões de empregos em 26 países, Brasil entre eles;
#2 Arezzo acerta compra da Reserva por R$715 mi;
#3 PIX começa a funcionar de forma limitada a partir desta terça-feira;
#4 Evermonte Recrutamento Executivo abre escritório em Florianópolis;
#5 Transformação digital será prioridade para 51% dos executivos brasileiros;

EVENTOS:
@ MINDSET INOVADOR, palestra de Lançamento Empretec, 4 de novembro, 19h, em Araranguá;
@ HSM EXPO NOW! - Outubro, Novembro e Dezembro, evento on-line e gratuito;
@ HACKATHON SUL CONECTA - Jornada de Retomada, 6 a 8 de novembro, evento on-line e gratuito;
@ Trilha: inovação aberta com André Tanesi (CEO Descola), 5 de novembro, evento on-line e gratuito;
@ Como se organizar sendo empreendedor, 5 de novembro, evento on-line e gratuito;
@ Locaweb Digital Conference Live, 30 de novembro a 4 de dezembro, evento on-line e gratuito*;
@ Hostel by RD Summit, 1 a 3 de dezembro - Inscrições Abertas.