Canal Içara

Canal Içara

17 de outubro de 2021 - 22:03
Economia » Sabores de Içara
Doce Içara: colheita de morangos inicia positiva em Içara
03/09/2021 às 12:00 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Lucas Lemos [Canal Içara]
Os insumos tiveram elevação. Subiu o preço do plástico, das embalagens e também dos substratos. Mas produtividade dos morangos também cresceu. E até dezembro, essa conta deve equilibrar o preço final aos consumidores no Sul de Santa Catarina. A expectativa na comunidade de Santa Cruz, em Içara, é chegar a quase 1,2kg por pé nesta safra. Isto significa quase 300 toneladas produzidas diretamente - e distribuídas - com a marca dos Morangos Budni. A colheita iniciou em julho e deve atingir o ápice entre outubro e dezembro.

“Tivemos um inverno bom. O frio ajuda o morango a se desenvolver. Agora, o sol favorece o sabor e a cor. Nos últimos três anos as condições não foram muito favoráveis e isso impactou em uma redução de aproximadamente 30% da produção”, indica a produtora Sirlene Borges Budni. Segundo ela, quase 90% do que é colhido já tem destinação definida. A empresa abastece 15 supermercados localizados no litoral de Santa Catarina, onde os morangos podem ser encontrados de R$ 5,50 a R$ 6,50 em bandejas de 250 gramas.

Produção em crescimento

A produção de morangos para a família Borges Budni iniciou há 26 anos como uma alternativa ao fumo. “Testamos o maracujá, o melão e a plantação de rosas, mas o melhor resultado foi com os morangos, que não tínhamos na região”, resume Sirlene. Dos 5 mil pés que marcaram o início da produção, hoje já são mais de 250 mil, a maior parte em cultivo suspenso com proteção e também irrigação controlada. “Iniciamos com o plantio no chão, mas buscamos inovar e depois de quatro anos já investimos na estrutura suspensa, que nos garante produtividade o ano todo”, completa.

Ainda no início da safra, atualmente 15 pessoas atuam na colheita, embalagem e distribuição. Mas este número deve crescer nos próximos meses e chegar a quase 35 trabalhadores em conjunto com a família. “Além dos morangos, queremos diversificar a propriedade com grãos de soja, milho, feijão e pimentão. Também estamos iniciando o trabalho com produtores parceiros”, acrescenta Sirlene. Conforme a empreendedora, a criação de uma rede de agricultores possibilitará que a doçura de Içara muito em breve chegue a novos mercados.

+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias