logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Farben e Centro Tecnológico Satc investem em pesquisa para inovação na produção de resina

Demanda estimulou pesquisadores do Centro Tecnológico Satc

Compartilhar:

A Tintas Farben e o Centro Tecnológico Satc uniram esforços para a concepção de um novo catalisador na produção de resinas. Foram desenvolvidos testes com zircônia modificada e sílica amorfa modificada para aplicação na produção da indústria de Içara. A principal etapa do projeto teve duração de um ano com a preparação do catalisador no CTSatc e da síntese catalisada no laboratório da empresa.

Para a utilização ainda será necessário realizar testes e estudos adicionais. “Mas os resultados desta primeira etapa demonstraram grande potencial para a inserção do produto no processo produtivo”, informou o pesquisador do CTSatc, Thiago Fernandes de Aquino. A busca pela solução teve como foco resolver dois problemas. “O primeiro é fazer com que o catalisador seja de fácil separação da resina e que possa ser utilizado várias vezes. O outro ponto é o tempo de processo de produção da resina, que deve ser igual ou menor que o processo atual”, destaca o químico da Farben, Valter Martins.

Segundo a pesquisadora Raiane da Cruz, dos catalisadores heterogêneos que foram produzidos e testados durante o projeto, o catalisador à base de cinzas de casca de arroz foi o que apresentou o melhor desempenho para o processo, atingindo conversões superiores ao utilizado atualmente na empresa. O catalisador desenvolvido possui matérias-primas e processo de baixo custo, além de poder ser sintetizado através de resíduos industriais.