Economia | 14/11/2025 | 13:09
HUB #Içara: missão institucional conecta Içara a polos de inovação em Porto Alegre
Comitiva com integrantes de diferentes entidades e movimentos esteve no Instituto Caldeira e na Tecnopuc
Redação
Compartilhar:
Alguns dos principais ambientes de inovação de Porto Alegre (RS) receberam representantes e líderes da Associação Empresarial de Içara (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Acate/Cetus, Techstars Startup Weekend, além de empreendedores locais, nesta quinta-feira, dia 13. A visita ao Instituto Caldeira e TecnoPUC foi liderada pelo HUB #Içara como parte de uma trilha de conhecimento e conexões estratégicas para fomentar o desenvolvimento.
No Instituto Caldeira, os participantes tiveram acesso aos bastidores da transformação tecnológica com um tour guiado pela analista de hospitalidade da instituição, Maria Eduarda Mattos. Criado há cinco anos, o espaço está em expansão e é uma referência em comunidade de inovação com a transformação de espaços de coworking em vilas de startups. Já na TecnoPUC, o grupo conheceu o Hub de Inteligência Artificial e Ciência de Dados (Navi) e as iniciativas voltadas à integração entre academia, mercado e governo com o investidor e empreendedor, Filipe Toledo, da Wine Valley HUB, e o coordenador do Navi, Daniel Borges.

“Nosso objetivo é entender como aplicar essas referências à nossa realidade e, ao mesmo tempo, valorizar o que já temos de bom. Temos um potencial enorme, com empreendedores criativos, empresas em crescimento e uma comunidade que acredita no desenvolvimento. Esses movimentos de conexão ampliam horizontes, fortalecem parcerias e mostram que, juntos, podemos transformar nosso território em um ambiente cada vez mais propício para negócios”, indica o coordenador do HUB #Içara, Lucas Lemos.
A imersão faz parte de uma série de ações promovidas com alinhamento entre conteúdo e conexões. A trilha de inovação do HUB #Içara já passou por espaços como a BMW, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Sapiens Parque e o bairro criativo Pedra Branca, todos em Santa Catarina. Essa foi a primeira vez fora do estado com a proposta de inspirar soluções aplicáveis à realidade do município e fortalecer o posicionamento de Içara como um polo emergente de oportunidades.
“O associativismo é uma força que transforma. Quando empresas se unem, já temos um ganho enorme. Mas quando essa união envolve também as instituições da cidade — como o poder público, a educação e os hubs de inovação — o impacto é ainda maior. É assim que construímos um ecossistema forte, onde cada um contribui com sua expertise, mas todos caminham na mesma direção. Em Içara, esse movimento colaborativo tem mostrado que o desenvolvimento sustentável nasce da conexão entre diferentes setores, com diálogo, visão de futuro e propósito em comum”, pontua o presidente da ACII, Reginaldo Borges Fernandes.


.png)


.png)








































