logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Última semana antes da Páscoa eleva expectativa de lojistas

Mais da metade dos catarinenses deve comprar os presentes nesta semana que antecede a data

Compartilhar:

De acordo com a pesquisa de intenção de compras para a Páscoa realizada pela Fecomércio/SC, mais da metade dos catarinenses (55,2%) deve comprar os presentes nesta semana que antecede a data. Dessa forma, a expectativa dos lojistas de Içara é de que os próximos dias sejam movimentados, não só nos supermercados como para o comércio em geral.

“Acreditamos que será uma semana positiva. É uma semana em que todos vão trabalhar mais focados em seus negócios, com a cabeça mais aliviada, porque não se fala mais em lockdown. O ruim é que não vamos pegar a semana de pagamento, mas a expectativa é que vamos vender, até porque as pessoas vão mais para comprar presentes úteis do que ovos de Páscoa. Estamos numa época em que é preciso mais cuidado no que vamos comprar”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara (CDL), Paulo Brígido.

Segundo ele, os recentes fechamentos determinados pelo Estado acabaram inviabilizando uma promoção para a data, com o sorteio de brindes entre os consumidores como os lojistas pretendiam fazer, assim como a realização do Sábado Total no início do mês. No entanto, o horário de atendimento estendido será adotado neste final de semana, com as lojas abertas até as 17 horas no sábado, dia 3, véspera da Páscoa. Na Sexta-feira Santa, o comércio estará fechado.

Pesquisa

A pesquisa realizada pela Fecomércio nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí, entre os dias 24 de fevereiro e 9 de março, mostra que as incertezas provocadas pela pandemia e a percepção sobre a situação financeira – 43,1% consideram que piorou – podem influenciar as compras de Páscoa. O consumidor deve gastar, em média, R$ 128,44 na data, o que representa queda de 13,9% na comparação com 2020 (R$ 149,11).

O principal destino de compras será o supermercado (53,0%), seguido pelo comércio de rua (20,6%), que reduziu consideravelmente a participação em relação ao ano anterior (29,3%). Na preferência dos consumidores como opções de presente, os produtos relacionados ao segmento de chocolate correspondem a 87,0%, enquanto brinquedos chegam a 8,4% e itens de vestuário/calçados a 3,3%.