logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Os bastidores de uma ideia que saiu do papel

Nem tudo é resultado financeiro, tampouco começará “grande”

Compartilhar:

Este é um pequeno relato de que não precisamos de muitos recursos para inovar e, assim, tirar nossas ideias do papel. Também é um relato de como a crise nos tira da zona de conforto.

Eu estou na Associação Empresarial de Içara - ACII desde janeiro de 2017, mas é desde o planejamento estratégico de 2018 que colocamos o objetivo de criar uma rede de benefícios entre os associados. Esbarramos em outros projetos, em outras urgências, em outros investimentos. Faltou mãos, faltou dinheiro e faltou colocar como prioridade. Passou 2018 e 2019, e não realizamos esta ação. Colocamos, novamente, como objetivo em 2020, aí você já sabe, veio a pandemia.

Muito se fala de replanejar e de começar o planejamento do zero neste cenário de “coronacrise”. Até concordo, em partes. Mas também é o momento de tirar aquele projeto do papel, de pensar fora da caixa e de quebrar as barreiras em que a zona de conforto nos coloca. E foi o que aconteceu com a plataforma Sócios & Negócios da ACII, lançada na última semana.

O que mudou na ACII, que fez o projeto sair do papel? Por que não lançaram antes da crise, que o projeto tenderia a ter mais sucesso? Confira os bastidores e ensinamentos desta jornada abaixo:



Quer tirar uma ideia do papel? Coloque o projeto como prioridade

São muitas ideias e projetos, mas poucos recursos para lançar todos, por mais interessantes que possam ser. Como escolher o melhor projeto? Foi olhando para o nosso propósito e buscando ações para fortalecer as empresas locais, tão necessárias neste momento de crise, que a Diretoria da Associação Empresarial colocou o projeto como prioridade (e para ontem). Foi aí que eu, como secretário executivo da ACII, e nossos diretores de relações e de soluções, Lucas Lemos e Luciana Lima, respectivamente, sentamos e quebramos a cabeça pensando no projeto, até que ele saiu do papel.


Não espere pelo projeto perfeito ou completo. Tudo começa com o básico

Colocamos o projeto como prioridade, tiramos a ideia do "marketplace" perfeito, afinal não seríamos o próximo “Magalu”, fizemos benchmarking e até reuniões com outras Associações Empresariais no estado que já tinham implantado ou que estavam estudando implantar uma rede de benefícios própria. Também abrimos mão de outros projetos, parceiros, agendas e prioridades no momento, para focar, ainda mais, nesta plataforma.


Identifique, defina e delimite os seus recursos para o projeto

Por fim, deixamos claro que o custo seria “zero reais”, pois não tínhamos recursos para investir em um app, nem em um novo site e coisas do tipo. Dessa forma, ficou claro todo o recurso que seria investido: nenhuma contratação e trabalhar com o que temos. Isso fechou uma infinidade de possibilidades, ideias e limitou – e muito – nossas opções. Você acha que isso foi ruim? Pelo contrário, facilitou o nosso trabalho, pois colocamos os pés no chão e conseguimos achar o “norte” do projeto.


Questione a proposta de valor da sua empresa, de uma atividade ou de certos relatórios

Com este cenário de investimentos zero, olhamos para o nosso site e identificamos que já tínhamos uma área com todos os associados, mas que constavam apenas telefone e endereço. Nos perguntamos: qual é a utilidade disso? Como isso agrega valor? Foi aí que decidimos que, além das informações de contato, agora constariam as ofertas exclusivas que cada empresa faria para benefício da rede de associados.

Esta área no site era apenas chamada de "Associados", na qual mudamos o nome para "Sócios & Negócios”, deslocando a página para o menu de "Soluções", pois antes estava dentro do menu "Quem Somos". Ou seja, foi mais que uma mudança de “menu”, foi uma mudança estratégica, um reposicionamento.


Nem tudo é resultado financeiro, tampouco começará “grande”

Não teve nenhum custo para o projeto, visto que o site da ACII é todo aberto e nós mesmos que alimentamos, embora também não tenha receita direta. Não é somente o dinheiro em caixa que importa, isso é consequência, é o efeito, e não a causa.

A plataforma foi lançada na semana passada e ainda temos um volume baixo de adesões, mas gerou (e ainda está gerando) grande repercussão positiva, na qual temos muitos feedbacks de associados que estão formalizando suas estratégias e propostas de suas respectivas ofertas. Também há feedbacks de empresas não associadas, que gostaram do projeto e conheceram a ACII por este lançamento. Inclusive, colocamos nosso outro projeto de mentoria, o Projeto de Reversão de Crise, à disposição para auxiliar na formatação da estratégia e proposta, pois a vantagem não ofertada não se trata apenas de "descontos", podendo ser uma cortesia, um brinde, entrega grátis ou qualquer outra ação que estimule os negócios entre associados.

A plataforma Sócios & Negócios também soma a outras duas campanhas: #ValorizeIçara (do Canal Içara) e "Eu Coopero com a economia local" (do Sicredi Sul SC). Gostou? Conheça nossa plataforma em www.aciicara.com.br.