Canal Içara

Canal Içara

28 de setembro de 2021 - 01:52
Economia »
Por que a qualificação é importante?
19/05/2021 às 08:18 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
É muito comum ouvirmos no meio empresarial a reclamação sobre a falta de mão de obra qualificada, demanda que se eleva em momentos como o atual, em que o aquecimento da economia é percebido em diferentes setores. Seguramente, o problema não está relacionado à escassez de cursos profissionalizantes na região, onde há renomadas instituições de ensino em funcionamento, inclusive, públicas.

Talvez a explicação esteja mais na dessintonia entre as qualificações ofertadas e as reais necessidades do mercado, de forma que os recém-formados não encontrem oportunidades em sua área de formação, enquanto as empresas continuam com vagas abertas sem candidatos devidamente capacitados para ocupá-las.

É claro que existem outras explicações, como o caso daqueles profissionais que se acomodam após conseguir um emprego e desperdiçam a chance de exercer novas funções e potencializar os ganhos, porque não continuaram se aperfeiçoando. Como também aqueles que, altamente capacitados, acabam buscando outras regiões para trabalhar, aceitando propostas mais atrativas.

Ganha-ganha

Assim, o grande desafio é alinhar oferta e demanda, estimulando os trabalhadores a buscar a qualificação constante e criando também condições para manter a mão de obra local na região.

Com isso, ganham as instituições de ensino, que mantêm seus alunos e podem ofertar novos cursos; ganham os profissionais, capacitados para melhores colocações e salários maiores; e ganham as empresas, com a redução de custos gerados pela alta rotatividade do quadro de pessoal e pela possibilidade de produzir mais e melhor com colaboradores qualificados.

Líderes

Mas a qualificação adequada não é uma exigência apenas para os colaboradores das empresas. Empresários, gestores e líderes também devem investir na busca constante pelo aperfeiçoamento, pessoal, dos produtos e serviços que oferecem, dos sistemas de gestão, das estratégias, enfim, de todos os aspectos relacionados aos negócios. Afinal, mais difícil do que conquistar seu espaço é manter-se no mercado e continuar crescendo.

Nesse sentido, quem está à frente das organizações conta com o apoio de entidades como as associações empresariais, que oportunizam a participação em capacitações, treinamentos, palestras, workshops e demais eventos de troca de experiências e compartilhamento de conhecimento.

Seminário de Empreendedorismo e Inovação

Um exemplo é o Seminário de Empreendedorismo e Inovação, realizado pela Associação Empresarial de Içara (ACII). Em sua terceira edição, o evento será on-line este ano, com transmissão pelo YouTube da entidade, nos dias 26 e 27 de maio. Serão duas noites dedicadas à apresentação de histórias de sucesso do cenário local ao internacional, para inspirar quem pretende evoluir como profissional e acelerar o crescimento da empresa. A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas no hotsite seinovacao.com.br.

Programação

A programação oficial do SEI 2021 incluirá dois painéis e duas palestras âncoras. O primeiro painel, no dia 26, vai reunir a empresária içarense Tati Albino, que confecciona modeladores corporais vendidos no país e no exterior, e a criciumense Daiane Nazario, da marca Signora, cujas almofadas compuseram o cenário do Big Brother Brasil.

Já o painel Turismo e Desenvolvimento Local, no dia 27, apresentará os cases da Fluss Haus, complexo gastronômico na cidade de São Martinho, administrado por Leandro Kechinske Cardoso, e do Parque Unipraias, um dos cartões postais de Balneário Camboriú, sob a gerência de Alfredo Augusto Kuhn. Nos próximos dias, a ACII divulgará quem são os convidados e os temas das palestras que vão compor o evento.

+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias