logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Prazo para declaração do ITR termina esta semana

Mesmo os produtores rurais isentos do imposto devem declarar

Compartilhar:

Termina nesta quinta-feira, dia 30, o prazo para a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), na qual devem ser apresentadas as informações cadastrais correspondentes a cada imóvel rural e a seu titular, e demais informações necessárias à apuração do valor do imposto a pagar.

“A procura aumentou nos últimos dias, porque ninguém quer perder o prazo e ter que pagar multa. Tudo é feito pela internet. A Receita libera o programa em agosto e fica até o final de setembro, para fazer a declaração e emitir a guia. O sindicato se coloca à disposição para orientar os proprietários a deixar tudo em dia”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Içara, Jair De Stefani.

Para associados e produtores que recolhem a contribuição sindical, o serviço é realizado gratuitamente, enquanto para os demais é cobrada uma taxa. A declaração também pode ser feita em escritórios de contabilidade ou pelo próprio contribuinte, por meio do programa disponibilizado pela Receita Federal.

“O próprio sistema calcula o imposto a pagar, pela avaliação do imóvel e outros fatores. Quanto maior a área de produção, menor o valor do imposto. Na nossa região, como na maioria são pequenas propriedades, normalmente o imposto é baixo, cerca de 0,03% ao ano”, afirma Jair.

Estão isentos do imposto apenas agricultores familiares que tenham menos de 30 hectares de terra em área rural e não possuam outro imóvel. Mesmo assim, devem apresentar a declaração. “A Receita não costuma prorrogar o prazo. Não fez isso nem no ano passado, quando a situação estava pior devido à pandemia. Por isso, fica o alerta”, ressalta.