logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Aneel amplia desafios com oito novos temas

Propostas podem ser enviadas para Celesc até dia 23 de fevereiro

Compartilhar:

Está aberto o período para submissão de projetos à Chamada Pública do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Celesc/ANEEL. Publicada em maio de 2022, o desafio foi ampliado e agora conta com oito temas para projetos. As propostas podem ser enviadas até o dia 23 de fevereiro, por meio da plataforma Sparkx.

“A nossa expectativa é de que os projetos apresentados envolvam novas tecnologias, uso de Inteligência artificial e transformação digital, sempre guiadas pelos quatro pilares básicos do Programa de P&D da ANEEL: originalidade, relevância, razoabilidade de custos e aplicabilidade”, explica a diretora de Planejamento, Controles e Compliance da Celesc, Pilar Sabino da Silva.

Podem participar da seleção instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, universidades, empresas de consultoria, além de startups que fabriquem materiais e equipamentos e que apresentem em seu Estatuto Social/Contrato Social/Regimento, entre as suas atividades, pesquisa e desenvolvimento (conforme definição da Lei Complementar 182/2021). Além disso, as entidades interessadas também deverão comprovar experiência no tema proposto.

“É importante que os projetos apresentados atendam às necessidades definidas pela Celesc, de forma que os resultados das pesquisas contribuam para a sustentabilidade econômica financeira da Empresa e que tenham aplicabilidade imediata”, completa a gerente do Departamento de Gestão de Projetos Estratégicos, Débora Simoni Ramlow.

Além disso, os interessados deverão estar em conformidade com todas as especificações do edital, que podem ser conferidas no site de P&D da Celesc. Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos em contato pelo e-mail ped@celesc.com.br.



TEMAS PROPOSTOS

Hidrogênio Verde: Soluções dentro da cadeia de produção do Hidrogênio Verde, que contribuam com a redução do custo de produção, armazenamento e comercialização, entre outros.

Redes/Cidades Inteligentes Incluindo Tecnologia 5G: Desenvolvimento de proposta baseada no conceito de Cidade Inteligente utilizando a tecnologia 5G.

Armazenamento de Energia Elétrica no Sistema de Distribuição: Soluções inovadoras para Projetos voltados a aplicações de sistemas de armazenamento de energia por baterias no sistema elétrico.

Compartilhamento de Infraestrutura com Empresas de Energia Elétrica e Telecomunicações: Gerenciamento, monitoramento, fiscalização e monetização da infraestrutura compartilhada com as empresas de telecomunicações, com uso de inteligência artificial.

Comercialização de Energia Varejista com o PL-414/2021; Soluções inovadoras para inserir a CELESC no comércio varejista de energia elétrica, com desenvolvimento de aplicativos, tecnologias com inteligência artificial para análise de perfil de consumo, dados, monetização de dados, entre outros.

Eletrificação da Frota de Veículos: Este tema é continuação de um projeto já em execução e, por isso, esperam-se soluções que o façam avançar e que envolvam os seguintes escopos: Conversão de veículos à combustão; Exploração de novas tecnologias de baterias e motores elétricos; Criação de um modelo de negócio; Redução de custos; Lançamento de startup para colocar o produto no mercado.

Redução de DEC e FEC: Desenvolvimento de tecnologias que utilizem recursos como inteligência artificial e que contribuam com a redução dos indicadores DEC e FEC — que medem o tempo e a frequência em que o fornecimento de energia é interrompido —, utilizados pela ANEEL para medir a qualidade do serviço prestado aos consumidores.

Segurança Aplicada em Atividades de Campo: Projetos que envolvam produtos e tecnologias inovadoras para melhorar a segurança nas atividades dos eletricistas e que contribuam com o objetivo da Celesc de mitigar riscos e zerar o número de acidentes de trabalho.