logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Programa Porteira Adentro expande agricultores beneficiados

Nas últimas semanas, maquinário da prefeitura trabalhou na colheita do milho

Compartilhar:

Em cinco meses, o número de agricultores beneficiados em 2023 pelo Programa Porteira Adentro já atingiu quase o mesmo patamar do ano anterior. A iniciativa auxilia os produtores rurais com o subsídio de metade do valor das horas de serviço do maquinário agrícola da prefeitura. “Nos ajuda bastante pelo aspecto financeiro, e também porque é difícil encontrar alguém que faça esse serviço pelo particular. Assim temos uma colheita rápida e muito mais barata”, destaca a produtora Neusa Tibincoski. Ela faz parte de uma das 100 famílias a utilizarem a máquina ensiladeira para colher o milho.

O milho é utilizado para alimentação, por exemplo, de gados leiteiros ou de corte. “Como a época de colheita do milho só retorna em novembro, os produtores aproveitam para deixar o grão em estoque para os próximos meses”, informa o secretário de Agricultura de Içara, Gelson Possamai. São ao todo três máquinas ensiladeiras disponíveis para o serviço. Os agricultores também podem aproveitar o trator, retroescavadeira, escavadeira, espalhadeira, colheitadeira, trado e subsolador.

“Todos os nossos mais de 3 mil agricultores podem se inscrever. O Programa Porteira Adentro ainda contempla os serviços de arado, gradeamento e escarificação. Nossos funcionários vão até as propriedades e realizam o serviço de forma rápida e técnica, inclusive aos finais de semana”, explica Gelson. “O Programa Porteira Adentro tem como foco dar atenção à agricultura familiar do interior do município, facilitando o dia a dia das atividades rurais. Quando assumimos, o nosso objetivo sempre foi fortalecê-lo, porque toda a sociedade ganha com os alimentos de qualidade legitimamente içarenses”, ressalta a prefeita Dalvania Cardoso (PP).