logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Projeto desenvolvido em Içara vence prêmio nacional minero-metalúrgico

Braço articulável foi criado para remoção e inserção de conjunto de peças em minerador contínuo

Compartilhar:

A construção de um braço articulável para remoção e inserção do conjunto tampa e engrenagem da caixa de tração do minerador contínuo, desenvolvido em Içara, conquistou o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira 2024 nesta semana. A entrega do título nacional ocorreu em Belo Horizonte (MG). “Conhecemos projetos de outras empresas e seguiremos buscando inovação e qualidade para os processos”, ressalta um dos autores, Claidson Cardoso de Oliveira.

O projeto, criado também por Anderson Feltrin Schneider e Guilherme do Nascimento Galindro, ocorreu por meio do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ), em que os colaboradores são incentivados a desenvolver projetos de melhoria em suas áreas de atuação, na Mina 101. “Foi um projeto muito relevante na questão de segurança e desempenho da área de manutenção mecânica dos equipamentos. Agradeço e parabenizo os colaboradores envolvidos”, sublinha o gerente da unidade de extração de carvão, Cristhian Paludo.

O projeto premiado

Na Unidade de Extração Mina 101, o projeto de braço articulável teve impactos positivos na ergonomia dos colaboradores e, por consequência, no atendimento à Norma Regulamentadora n° 17 (NR-17) – que estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

A iniciativa contribuiu para a redução de incidentes e o risco de queda das peças, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e eficaz. Na extração de carvão em subsolo, o minerador contínuo é utilizado para o desmonte do minério. A tecnologia de grande porte reduz o uso de explosivos e gera mais segurança às minas.