logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Serviços lidera geração de empregos no primeiro mês de 2024 em Içara

Na Capital Catarinense do Mel, 175 empregos formais foram criados em janeiro, dos quais, 80 no setor de serviços

Compartilhar:

Içara teve o acréscimo de 175 empregos formais em janeiro de 2024. Desse total, 80 vagas foram provenientes do setor de serviços, 48 da indústria, 33 da construção civil, 10 na agropetuária e quatro no comércio. A cidade teve o segundo melhor desempenho na Região Carbonífera, atrás somente de Criciúma, com 245 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Na Região Carbonífera, por vez, a indústria teve a maior contribuição para o saldo positivo de 845 vagas em janeiro, com 484 postos de trabalho adicionados. Com 331 e 40, respectivamente, os serviços e o comércio também fecharam o mês com saldo positivo, enquanto as quedas se deram na agropecuária (-9) e na construção (-1).

Quando desagregado por segmentos específicos, o segmento que registrou maior saldo de vagas (68) foi Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida (82). Já o Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (-55) foi o que registrou maior saldo negativo.

Todos os municípios registraram saldo positivo de empregos no mês. Além disso, foi o melhor janeiro desde 2021, sendo que o total de vagas geradas na região foi superior em mais de quatro vezes às 207 obtidas no mesmo mês no ano passado.

“O início de ano traz consigo uma demanda maior na produção, o que está diretamente relacionado ao número de empregos gerados ser maior na indústria em geral”, analisa o economista Leonardo Alonso Rodrigues.