logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Simuladores poderão elevar valor de CNHs

Compartilhar:

Guiar um veículo exige atenção e aprimoramento. Na tentativa de aumentar a prática dos novos motoristas, o Conselho Nacional de Trânsito tornou o processo de habilitação mais complexo. Para ter a Carteira Nacional de Habilitação de nível B, o motorista terá que passar por um simulador. Mas como consequência, o custo também poderá aumentar até 30%.

Conteúdo relacionado:
31/12/2013 » Simulador para motoristas entra em vigor


Segundo o presidente da Associação das Autoescolas da região, Alex Freitas, há dificuldade de encontrar o simulador avaliado em R$ 40 mil. Apenas um centro de formação em Santa Catarina já utiliza o equipamento. "Vamos realizar uma reunião com os responsáveis pelas autoescolas na sexta-feira e na próxima segunda iremos participar de um encontro em Florianópolis para decidir as medidas que vamos tomar", indica.

Para cumprir a nova determinação, os empresários alegam que terão que investir também em infraestrutura e o aumento irá refletir no bolso dos motoristas. "Vamos ter que construir uma sala para instalar o simulador, contratar novos funcionários e ainda pagar um valor de R$ 1,5 mil ao mês para a manutenção do novo equipamento", explica Alex.

Conforme a resolução, quem deu início ao processo para a primeira habilitação nos primeiros dias de 2014 já terá que se adequar as novas regras. Enquanto os simuladores não chegam, os alunos seguirão até a prova teórica. Após essa etapa, precisarão comprovar a participação em cinco aulas de 30min no equipamento. "Nossa preocupação é que não haja simuladores suficientes para suprir a demanda das autoescolas", pontua.