logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Taise Domiciano: O que é a transformação digital?

É importante que a mudança seja inclusiva e que todos estejam preparados para as novas necessidades e habilidades requeridas

Compartilhar:

A transformação digital é fundamental para todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes. À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, esse termo ganha espaço em palestras, discussões, artigos ou estudos sobre como as empresas podem se manter competitivas e relevantes.

O que não está claro para muitos líderes empresariais é o que significa transformação digital. Esta é apenas uma frase cativante para mudar todo o sistema da empresa? Que medidas concretas precisamos tomar? Precisamos projetar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura de transformação digital ou contratar serviços de consultoria? Que partes da nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena?

A transformação digital é o processo pelo qual as empresas adotam tecnologias digitais para melhorar sua performance e capacidade de competir no mercado. Isso pode incluir a automação de processos, a utilização de inteligência artificial e análise de dados, a implementação de sistemas de gestão em nuvem, e a criação de novos modelos de negócios baseados em tecnologia.

Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem constantemente o status quo, experimentem com frequência e aceitem o fracasso. Às vezes, isso significa afastar-se de processos de negócios de longa data sobre os quais as empresas foram construídas, em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas.

Jay Ferro, Chief Information and Technology Officer da Clario, explicou recentemente que a transformação digital deve começar com uma declaração de problema, uma oportunidade clara ou uma meta ambiciosa.

O propósito de realizar esse movimento dentro da organização pode girar em torno de melhorar a experiência do seu cliente, aumentar a produtividade, ganhar mais eficiência ou elevar os resultados.

Jim Swanson, CIO da Johnson & Johnson, disse que no centro de tudo isso está a liderança e a cultura. "Você pode ter todas essas coisas – a visão do cliente, os produtos e serviços, dados e tecnologias realmente legais – mas se a liderança e a cultura não estiverem no coração, elas falham. Entender o que o digital significa para sua empresa – seja você uma instituição financeira, agrícola, farmacêutica ou de varejo – é essencial."

Uma empresa pode assumir a transformação digital por vários motivos. Mas, de longe, a razão mais provável é que eles precisam: é uma questão de sobrevivência. Estamos vivendo em uma mundo frágil, incerto, volátil e precisamos nos adaptar e readaptar a todo instante, com o objetivo de permanecer gerando valor para nossos usuários.

Por isso, eu penso que a transformação digital pode ser o potencializador para a empresa concretizar seus objetivos. É através dela que a organização pode ganhar mais eficiencia, mais produtividade, melhorar a experiência de seus colaboradores, o que impacta de forma indireta na experiência dos seus clientes.

É importante frisar que a transformação digital é uma jornada, e não um evento único, e requer uma estratégia de longo prazo e uma equipe multidisciplinar. As empresas precisam estar abertas para mudanças, e preparadas para lidar com desafios e oportunidades que surgirão no decorrer do processo. É importante garantir que a mudança seja inclusiva, e que todos os funcionários estejam preparados para as novas necessidades e habilidades requeridas por esse movimento.