logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Tecnologia impulsiona novas oportunidades de desenvolvimento para o Sul de SC

Importância dos serviços tecnológicos foi apresentada em segunda noite do SEI 2022

Compartilhar:

Com mais de 1,6 mil empresas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia, o Sul do estado está em expansão no cenário estadual com a atenção de players internacionais. E tem ainda muito espaço para quem deseja fazer parte deste movimento como empreendedor ou colaborador. Essas oportunidades e a influência das startups nas inovações fizeram parte da segunda noite do Seminário de Empreendedorismo e Inovação de Içara nesta quinta-feira, dia 26.

O Jeito Startup nos Negócios foi apresentado por Valmor Rabelo Filho. Além de mentor e consultor sobre gestão da inovação e startups, modelos de negócios e desenvolvimento de produtos inovadores, de tecnologias habilitadoras para indústria e transformação digital, ele foi também fundador de uma das primeiras incubadoras privadas do estado. E pela experiência que tem, lançou provocações no evento digital transmitido pela Associação Empresarial de Içara.

“A primeira questão das startups é identificar um problema e, a partir dai, entender os clientes para desenvolver uma solução. Temos uma série de eventos e ambientes na região que permitem a interação com o ecossistema para inspiração e entendimento da metodologia. É preciso se conectar então para iniciar”, sugere o palestrante. Como exemplo, Valmor cita o SEI como espaço de interação de empreendedores para inspirações a novos empreendimentos.

Sem barreiras

O Sul de Santa Catarina é inovador com a tecnologia no impulso desse título. E, além de desenvolvedores, os softwares, aplicativos e plataformas fomentam também profissões e formações em áreas que até pouco tempo não tinham relação com o setor, mas que se tornaram fundamentais para criar soluções que atendam as necessidades atuais do mercado e foquem em experiências cada vez mais positivas dos usuários.

“Não existe mais barreiras em relação a tecnologia. As pessoas podem viver em suas regiões e resolver os problemas do Brasil e do mundo. Isso faz enriquecer a nossa cultura, a diversidade e as oportunidades para avançar como um dos estados mais inovadores do país”, lembra ainda o consultor Ambiental, Social e de Governança (ESG em Inglês) do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação (Ceni) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Willian Farias.



“Tivemos cinco anos de aprendizado e de construção de uma estrutura interna para entender até onde podemos chegar com a equipe atual e o que é preciso para dar um passo adicional. Agora é a hora de crescer”, projeta para 2022 o cofundador da Ágil Tecnologia, Gilberto Vieira da Silva. A plataforma destinada ao gerenciamento de salões de beleza criada pela startup içarense, com mais de 3 mil usuários ativos, foi apresentada como exemplo da força tecnológica do Sul de Santa Catarina no SEI 2022 em um painel com representantes também do Ceni e da Thomson Reuters.

“Somos uma empresa que cresce a cada dia e que precisa de profissionais que pensem fora da caixa, que tragam inovações e ideias”, convida ainda a business partnership manager da Thomson Reuters, Juliana Zanette de Lorenzi. Mais de 70 vagas estão disponíveis atualmente na unidade da empresa em Criciúma. Todas as oportunidades podem ser acessadas pelo site www.thomsonreuters.com.br.

“A cada quatro escritórios contábeis no Brasil, um é cliente da Thomson Reuters. Somos o maior fornecedor do segmento no Brasil”, afirma o gerente de Desenvolvimento Sênior das Soluções Domínio, Adriano Dias. Além da participação no painel, a empresa também recebeu estudantes do ensino médio de Içara para apresentar as oportunidades do setor aos jovens que, muito em breve, estarão no mercado de trabalho. A visita técnica ocorreu com alunos da Escola Professora Salete Scotti dos Santos e também do projeto Geração Empreendedora, realizado pelos núcleos de jovens e mulheres da Acii com metodologia da Facisc.



Surpresa será revelada nesta sexta

A programação digital do Seminário de Empreendedorismo e Inovação encerrou. Mas todo o conteúdo continuará disponível em www.seinovacao.com.br. E, além das conexões geradas, das provocações e insights, o evento deixará como resultado uma nova ação, ainda surpresa. O anúncio oficial acontecerá nessa sexta-feira pelos correalizadores: a Associação Empresarial de Içara, o Governo Municipal e a Thomson Reuters.

“Tivemos a oportunidade de conhecer grandes profissionais e também de sermos motivados por suas histórias de sucesso. O SEI vai ainda mais além, pois é uma ação também de conexões da cidade com diferentes atores do desenvolvimento estadual e nacional. Chegamos ao fim dessa edição digital e temos a certeza de que criamos um ambiente propício para o empreendedorismo”, ressalta a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva.

“Queremos que Içara seja elevada a potencia máxima em todas as áreas de desenvolvimento da cidade. E, como Poder Público, já nos colocamos à disposição para, em 2023, estarmos juntos no SEI”, acrescenta a prefeita Dalvania Cardoso. “Para nós, das Soluções Domínio da Thomson Reuters, foi uma grande alegria ser correalizador. Esperamos que todos tenham aproveitado ao máximo todo o conteúdo e que possam colocar em prática para o desenvolvimento de Içara e de toda a região Sul”, conclui o representante da Thomson Reuters, Adriano Ferreira.