Cotidiano | 18/06/2011 | 10:46
Mobilização para ajudar mulheres
Especial do Jornal do Rincão
Compartilhar:
Dedicação e amor. Duas palavras que podem resumir o trabalho realizado por Rosane Cavalheiro de Oliveira e um grupo de pessoas que arregaçaram as mangas e trabalham incessantemente para concretizar um projeto. A meta é a formação do centro de recuperação feminino Deus Está Aqui.
Casada com um ex-dependente químico há cinco anos, Rosane conta que sabe como é difícil vencer o vicio, ainda mais sem apoio. "A convivência me fez sentir na pele o sofrimento que ele passou na luta contra o vício e o preconceito", comenta. A estimativa dela é de que, em seis meses, mulheres dependentes químicas que desejam largar o vício possam contar com o apoio e um lugar adequado para se tratar. O serviço será localizado no bairro Urussanga Velha, em Içara.
A estrutura abrigará 32 mulheres, sendo que 12 mulheres já estão na espera por uma vaga. Segundo Rosane, todo o trabalho esta sendo feito com responsabilidade. "A Vigilância Sanitária exige que fique no máximo quatro meninas em cada quarto com um banheiro. Estamos trabalhando para fazer tudo como tem que ser", conta.
Para que tenha mais transparência, foi fundada a Associação Deus Está Aqui (Adea). "Procuramos saber quais os meios legais para concretizar o projeto. Procuramos um advogado que, voluntariamente, providenciou toda a documentação", conta. Todo o trabalho é feito de forma voluntária e através de doações. De acordo com Rosane, inclusive o terreno com a estrutura foi doado.
O casal Jalmor Bernadino e Sonia Porton, após um sonho, resolveu doar um terreno e uma estufa para o projeto. "Tive um sonho em que a estufa era um Centro de Recuperação. Depois que conheci a Rosane resolvi doar toda a estrutura para a Associação", lembra Sônia. "Quando comecei a construir esta estufa, há seis anos atrás, me preocupei muito com a estrutura. Gastei o dobro para fazer uma construção forte e agora entendo o porque", conta Jalmor.
Como o galpão era usado para abrigar fumo, precisa de reforma. Por isso necessita da colaboração da população. "Precisamos de materiais de construção, móveis e, principalmente de um arquiteto e engenheiro para fazer o projeto arquitetônico, que é uma das exigências da Vigilância Sanitária. Este trabalho não é meu, mas sim de todos que se colocaram a disposição para ajudar", enaltece Rosane.
O projeto engloba, além de largar o vício, dar uma condição de vida após o tratamento com capacitação para o mercado de trabalho. "Enquanto elas se recuperam já aprenderão algo. O que elas produzirem será vendido e o dinheiro arrecadado irá para um fundo que retornará a elas somente quando elas concluírem o tratamento. Assim elas terão um dinheiro para investir em algo ou estudar", ressalta.
DISSEMINAÇÃO - Rosane é natural do Paraná, mas antes de vir morar no bairro Pedreiras, em Içara, morou em Florianópolis, onde também é conhecida por ajudar pessoas carentes. Ela conta que há seis anos já trabalha com o projeto Deus Está Aqui, e que em Florianópolis o trabalho acontecia distribuindo alimento para moradores de rua na Praça 15. "O trabalho era voltado para moradores de rua e dependentes químicos. Além de dar alimento também os encaminhávamos para hospitais, centros de recuperação para dependentes químicos e até ajudávamos a encontrar a família", relembra Rosane.
» VARIEDADES: Rincão realiza a Festa da Tainha» ESPORTES: Campeonato Içarense inicia neste domingo


.png)
.png)


.jpg)



.png)






























