logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Aposentados farão vigíla na Câmara

Compartilhar:

Sem resultados concretos nas vigílias dos senadores para o benefício dos aposentados, a manifestação se estenderá por todo o Brasil na terça-feira, dia 2. Em Içara, a Associação dos Aposentados vai ocupar a Câmara de vereadores das 18h até às 6h do dia seguinte.

Acesse: Site da Cobap

"Através da organização, da unidade e das constantes mobilizações, vamos prosseguir vitoriosos nesta caminhada. Os aposentados precisam estar unidos e prontos para lutar quando forem convocados", disse o secretário-geral da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), Moacir Meirelles. "Dando continuidade nas ações, lembramos que no dia 03 de dezembro, em Brasília, ocorrerá a 5° marcha da classe trabalhadora em defesa do salário mínimo", completa o presidente da entidade, Warley Martins Gonçalles.

O principal objetivo da manifestação é impedir a defasagem no pagamento dos aposentados. Para isso, as proposições precisarão ser votadas na Câmara dos Deputados. As principais são a Lei do Senado 296/03, o Projeto de Lei da Câmara 42/07 e o Projeto de Lei do Senado 58/03.

Em entrevista para a Agência Senado, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) defendeu que a responsabilidade fiscal deve ser levada em conta nas negociações para recuperação dos benefícios. Segundo o colega no senado, Flávio Arns (PT-PR), muitos aposentados que antigamente ganhavam mais de um salário mínimo, hoje têm de se contentar com apenas um salário mínimo.

Na última vigília realizada pelos senadores, no dia 27, a presença do ministro da Previdência, José Pimentel, era esperada. Mas, ele não compareceu a reunião programada para o senado, causando frustração entre as lideranças políticas.

"O ministro mostrou sua incompetência para todos os senadores que dialogaram com ele. O ministro não apareceu no Senado, e não vai aparecer nunca mais. Este governo não quer mesmo olhar para os aposentados deste país. Este governo está com enganação para todos nós", desabafou o senador Mário Couto (PSDB-BA).


OS PROJETOS EM ANÁLISE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

- Lei do Senado 296/03, que acaba com o chamado fator previdenciário;
- Projeto de Lei da Câmara 42/07, que cria uma política de reajuste;
- Projeto de Lei do Senado 58/03, que estabelece a recomposição do valor das aposentadorias, em cinco anos, pelo número de salários mínimos da época da concessão.