logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Câmara entrega títulos honoríficos

Compartilhar:

A sessão legislativa foi solene nesta sexta-feira, dia 2. O evento na Câmara Municipal reuniu 20 nomes de agentes que contribuíram com a cidade. Dentre eles, foram denominadas 10 ordens ao mérito para pessoas do próprio município, além de titular 10 cidadãos honorários. A escolha ocorreu através dos legisladores.

"Hoje estas pessoas representam os 60 mil habitantes de Içara", fechou o prefeito Gentil Da Luz. No caso da ordem de mérito, o título foi concedido para Donato Dalpont, Adelir Cabreira, Darci Manoel de Freitas, Adilor Guglielmi, Wagner Pereira Pizzetti, Ângelo Fernandes Silveira, Marlene da Rosa Borges, Anair Sartor Calegari, Márcio Realdo Toretti e Antenor Nascimento da Rosa.

Já os novos cidadãos honorários são Athaídes Leandro Rocha, Paulo Ozório Magdalena, Jair Antônio Ruaro, Cláudio Blissari, Vanderlei Medeiros, Sandro Henrique Meis, Alfredo Thomaz Gietner, Eloir Rogério Borges, Emir Luiz Bressan e Aristides Felisbino. "Não importa as riquezas que acumulamos. O que importa é o que se faz pelos cidadãos", discursou o vice-prefeito José Zanollil.

"Este presente que a Câmara destina mexe com o ego dos homenageados e das famílias envolvidas. Todos os vereadores desta Casa sentem-se honrados com a participação que estas pessoas tiveram na história da cidade", também manifestou o presidente da Câmara, Darlan Carpes. O cerimonial realizado na Câmara foi completado por um jantar no Centro de Eventos Castelo, na comunidade do Tereza Cristina.


Confira o histórico das pessoas homenageadas
Título Honorífico de Ordem do Mérito de Içara

DONATO DALPONT, nasceu na cidade Içara, em 20 de julho de l949, na comunidade da antiga Rua da Palha, hoje Vila São Jose. Filho de Otavia Tassi Dal Pont (in memoriam) e Pedro Dal Pont, tendo 10 irmãos, aos 15 anos iniciou juntamente com seu pai, a profissão de ferreiro na qual trabalhou por 45 anos. Hoje aposentado, ainda continua exercendo a profissão, sendo o único ferreiro atuando nesta área em nosso Município. Foi membro da Caep da Igreja Matriz São Donato, Clube Ipiranga e Movimento de Irmãos.

ADELIR CABREIRA nasceu em Urussanga Velha, em Içara, em 20 de julho de 1942. Filho de Celso Salustiano Cabreira e Ana Custódio Cabreira, no ano de 1944 se mudou para o Centro de Içara com a mudança do Distrito de Criciúma. Tomou-se e fundador da Apae, Lions Club, Caiçara e dos Bombeiros Comunitários da cidade. Ocupou também a presidência e tesouraria do PMDB, chefia do gabinete de Deobaldo Pacheco, vereador entre 2004 e 2008, além de secretário de Governa na atual Administração Municipal.

DARCI MANOEL DE FREITAS nasceu no dia 10 de Agosto de 1942 em Içara. Filho de Manoel Tobias de Freitas e Antonia Florência de Freitas, com 18 anos de Idade estabeleceu-se na comunidade de Boa Vista. Em 1958, começou a trabalhar em uma farmácia. Em 1959 participou do curso de Prático em Farmácia Habilitado na Cidade de Florianópolis e desde então exerceu a profissão. Foi presidente do Esporte Clube Boa Vista, fundador do PDS e PFL de Içara, doador do espaço para o atual cemitério, além de presidente da Associação de Moradores e integrante do Coral Nossa Senhora Aparecida do Bairro Pedreiras.

ADILOR GUGLIELMI é filho de Graciosa Rosso Guglielmi e de Antonio Guglielmi Netto. Trabalhou até 18 anos com os pais na roça. Depois assumiu como instrutor de fumo e aos 26 anos disputou a uma vaga de candidato a vereador. Em 1988 assumiu como presidente da Câmara. Em 1992 foi reeleito. Foi líder da bancada do PFL e ocupou no cargo de primeiro secretário na Câmara. Assumiu em 1991 a presidência do time de futebol Caiçara. Atuou ainda como chefe de gabinete do então deputado estadual e ainda do prefeito Clésio Salvaro. Em 2010 foi eleito deputado estadual.

WAGNER PEREIRA PIZZETTI é natural de Içara, filho de Silvino Pizzetti e Zilar Pereira.Formado em Tecnologia em processos Gerenciais e pós-graduado em Gestão Estratégica Empresarial, esteve envolvido em movimentos estudantis. Fundou a juventude Organizada de Içara. Foi vereador na Legislatura de 2000 á 2004, e presidente da Câmara no segundo biênio. Idealizador da marcha pela duplicação da BR-101, uniu 24 Câmaras de Vereadores entre Osório (RS) e Palhoça (SC). Desportista, agente político, ocupou o gabinete o deputado estadual Manoel Motta (PMDB) e atualmente é secretário Municipal de Obras.

ÂNGELO FERNANDES SILVEIRA (in memoriam) nasceu em Sanga Funda, em 15 de julho de 1948, filho de Pedro Fernandes Silveira e Jacomina Buratto Silveira. Em 1976 foi morar na localidade de Barracão. Trabalhou doze anos na Carbonífera CSN, adquirindo aposentadoria especial devido a um acidente sofrido na mina. Foi integrante da APP da Escola Reunida Procópio Lima, Caep da Igreja Matriz São Miguel, Movimento de Irmãos de Vila Nova, Associação de Moradores do Barracão e da Executiva do PMDB de Içara.

MARLENE DA ROSA BORGES nasceu em Lombas Pedreiras em 18 de junho de 1953. Filha do pescador Nascimento José da Rosa (in memoriam) e de Estácia Guilherme da Rosa (in memoriam), sempre esteve envolvida em trabalhos comunitários, trabalhos que envolvessem o social. Auxiliou alunos da Apae, é membro integrante do Movimento de irmãos, ministra da Eucaristia, ministra da Palavra e também ministra das Exequias.É também agente comunitária no Jardim Elizabete, onde mora atualmente.

ANAIR SARTOR CALEGARI nasceu em Vila Nova em 14 de novembro de 1948, filho de Domingos Sartor e Carmelina Maccari Sartor. Foi a primeira comentarista das missas na Paróquia São Miguel onde era instruída pelo padre Silvestre Junkes e também primeira ministra extraordinária da Comunhão. Em 1987 iniciou seus trabalhos na Pastoral da Criança. Em 2000 concorreu a uma vaga no Legislativo e ficou como primeira suplente. Assumiu uma cadeira para ser a primeira mulher a ocupar o cargo na cidade. Em 2000 fundou junto de uma equipe de voluntárias o Bercinho da Esperança, onde confeccionam enxovais para gestantes carentes.

MARCIO REALDO TORETTI nasceu no dia 31 de agosto de 1961 em Içara, filho de Zeferino Toretti (in memorian) e Luiza Dagostin Toretti. Membro do grupo que organiza e realiza festas e eventos na igreja, treinador do Clube do Caiçara, Flamenguinho, São José, XV de Julho e Panelinha, tendo sido cinco vezes campeão Municipal duas vezes vice- campeão e uma vez campeão do Praião. A vida pública iniciou-se em 1999, quando se filiou ao antigo PPB. Em 2002 assumiu de secretário municipal de Obras, onde permaneceu até 2004. Atualmente é encarregado geral da pasta.

ANTENOR NASCIMENTO DA ROSA nasceu no Município de Içara em 18 de janeiro de 1948. Foi comerciante e trabalhou na área da construção civil, também foi vereador pelo PMDB de 1993 a 1996. Atualmente é aposentado e presta serviço na recuperação de dependentes químicos (álcool e drogas), sendo diretor-presidente do Desafio Jovem de Urussanga Velha.


Título Honorífico de Cidadão Honorário

ATHAIDES LEANDRO ROCHA nasceu em Urussanga, distrito de Cocal do Sul, em 20 de janeiro de 1942. Filho de Leandro Jorge da Rocha e de Dantina Moraes da Rocha, cresceu em meio da agricultura até os 18 anos. Foi um dos fundadores do MDB de Criciúma em 1965. Em 1971 foi morar em Curitiba no estado do Paraná, pelo motivo de perseguição política. Em 1980 voltou para região de Içara, trabalho no comercio da cidade e abriu o próprio estabelecimento conhecido como ”Bar do Ataide” no bairro Presidente Vargas.

PAULO OZORIO MAGDALEMA nasceu em 14 de junho de 1933, em Pindotiba, na cidade de Orleans. Filho de Ozório Rodrigues Magdalena e Julia Salvador. Desde pequeno trabalhou na agricultura. Aos 15anos, deixou os familiares para ir ao Paraná. Em Londrina aprendeu a trabalhar de marceneiro profissional. Não se contentando foi para área da mecânica , onde se profissionalizou como ajustador mecânico. Em Içara foi membro do Clube Ipiranga, fundador do Lions Club, ministro da Eucaristia da Paróquia São Donato, além de secretário de Transportes e Obras da Prefeitura.

JAIR ANTONIO RUARO nasceu aos 26 de janeiro de 1953 em Joaçaba, filho de Fortunato Ruaro (in memorian) e Vilma Ruaro, iniciou sua luta , ainda Jovem com 13 anos. Trabalhou no Bradesco e foi professor de Matemática e Física por 7 anos. Em 1979, concursado, ingressou na Caixa Econômica Federal, onde prestou serviços por mais de 30 anos. Faz parte da Caep da Igreja Matriz São Donato.

CLÁUDIO BLISSARI nasceu em 30 de abril de 961 em Pouso Novo, no Arroio do Meio (RS). Residente em Vila Nova desde 1984, gerencia o Restaurante Tio João. Milita no esporte amador da região desde 1985 como treinador acumulando nestes 26 anos diversos títulos, entre eles, cinco Municipais pelo Vila Nova (de 1998 a 2004), um título regional pelo Caiçara (de 2003 à 2004) e um Praião também pelo Vila Nova em 2010. Foi diretor de esporte do União Clube dos Cinquenta na gestão 2003 e 2004 e novamente na gestão 2011 à 2012.

VANDERLEI MEDEIROS nasceu em Siderópolis em 8 de março de 1948. Filho de Euzira Batista Medeiros e Jose Augusto Medeiros, morou toda sua infância e juventude no bairro Aurora. Montou uma empresa para a revenda de telhas na própria casa. Em 1990, devido a grande procura e o bom andamento dos negócios, passou a ser mais conhecido como Lelei e resolveu investir todos seu esforços na atividade comercial. Sua distribuidora de telhas passou a ser conhecida como Lelei Telhas. Em 2005, resolveu ampliar seus negócios criando uma Loja de Materiais de Construção.

SANDRO HENRIQUE MEIS nasceu em 28 de setembro de 1971 em Criciúma. Filho de Ademir Meis e Custodia de Assis Meis, é médico especialista em clínica médica, saúde comunitária e alergia clinica. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Içara de 2007 a 2009. Atualmente é médico da equipe de saúde da Prefeitura na área de clínica médica e alergia.

ALFREDO THOMAZ GIETNER nasceu no distrito de Cocal em 7 de julho de 1937, filho de Thomaz Gietner e Barbina Schiminski Gietner. Com 19 anos foi aprender o exercício da profissão de dentista. Em 1970 firmou residência com a família na comunidade de Esplanada. Foi dentista prático por 50 anos.

ELOIR ROGÉRIO BORGES é natural de Mato Grosso do Sul. Aos quatro anos de idade, chegou a Içara junto com sua família, que reside no bairro Jardim Elizabete. Aos 18 anos, decidiu entrar para o seminário. Formado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Pedagogia Catequética, é padre Diocesano da Diocese de Criciúma, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade (Cocal do Sul), assessor da Pastoral Catequética na Diocese, membro da Pastoral Carcerária, vice-presidente da AFASIC e orientador espiritual na Casa Manjedoura.

EMIR LUIZ BRESSAN nasceu em Lauro Muller em 23 de maio de 1953, filho de Ernesto Bressan e Helena Benedet Bressan. Trabalhou em São Paulo e retornou em 1976 para Santa Catarina. Em 1980, para estarem mais próximos aos familiares em Lauro Muller, mudaram-se para Criciúma, onde trabalhou por sete anos na Sidesa Siderúrgica Criciumense, hoje Copermetal. Em 1987 fundou em sociedade com o cunhado Laércio de Araujo, a Usipe Indústria de Peças. Em 2000, tomou a decisão de instalar duas empresas em Içara.

ARISTIDES FELISBINO nasceu em Morro da Fumaça em 15 de maio de 1935, onde residiu até os 15 anos. Em 1953 sua família fixou residência no Pinheirinho, em Criciúma.Em 1956 começou a trabalhar na Carbonífera Estação Pinheirinho, ficando até 1962. Passou ainda pela Carbonífera Próspera e CBCA. Em 1951 iniciou a sua luta sindical. Em 1982, mudou-se para Içara, no bairro Primeiro de Maio, iniciando a organização da Associação dos Aposentados de Içara.