logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Contas de Heitor são aprovadas

Compartilhar:

O balanço da campanha do atual prefeito, Heitor Valvassori (PP), foi aprovado com ressalvas nesta quarta-feira, dia 3. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marco Aurélio Fevereiro, existem problemas com alguns documentos. Mas, eles ainda podem ser consertados.

Acesse:
» Cartório rejeita contas de Gentil Da Luz
» Doações complicam vereadores
» Eleições: especial do Canal Içara

Em relação ao prefeito eleito, Gentil da Luz (PMDB), a situação é bem diferente. Nas duas prestações de contas enviadas após as eleições, todas foram reprovadas pelo Cartório Eleitoral. O problema com o peemedebista são os recibos.

Na primeira vez que o partido apresentou as contas, faltaram os documentos que comprovam a doação de material do Comitê Financeiro para o candidato. Na tentativa de arrumar, o partido utilizou recibos de candidatos a vereador que ainda não prestaram as contas. Entre eles está Eliana Jucoski, Laudelino Calegari, Rodrigo Freitas, Jucemar Simão, Louizzeh Kelli, Adair de Souza, Tomas Manoel Cardoso e Airton Valvito.

Além disso, Gentil declarou o ter o recibo 15.001.435.943. Tal documento não consta nas contas do PMDB na data em que foi emitido. Por isso, o Cartório novamente deu o parecer desfavorável. A defesa do partido já foi chamada para se manifestar. Em seguida, o Cartório divulgará o resultado de uma última análise. "Cabe esclarecer que este parecer é meramente opinativo, não vinculado ao Juiz ou mesmo ao Ministério Público", esclarece Marco.

Por causa das enchentes em Santa Catarina, os prazos para apresentar as defesas foram cancelados. Mas, pela Lei Eleitoral, é necessário que todas as contas dos eleitos estejam analisadas até o dia 10 deste mês. Caso contrário, os futuros vereadores e o novo prefeito correm o risco de não assumirem os cargos. A cerimônia de diplomação já tem data marcada. Será no dia 15 de dezembro, às 14h, no Fórum de Içara.


VEREADORES TÊM CONTAS APROVADAS PELO JUÍZO ELEITORAL

No primeiro parecer do Cartório Eleitoral de Içara, Osmar Manoel dos Santos (Marzinho) e Joacir Domingos (Boca) tiveram as contas rejeitadas. Mas, os problemas foram arrumados e o Cartório considerou procedente o balancete das campanhas. O mesmo parecer foi repetido pelo juiz eleitora, Marcos Augusto Machado Guisi. O resultado foi divulgado na terça-feira, dia 2.

Para a análise do Ministério Público, estão as contas de Darlan Carpes e André Jucoski (Polakinho). Entre os dois, somente o Polakinho teve parecer desfavorável do Cartório. O restante dos vereadores eleitos ainda não apresentaram as defesas. Este é o caso de Acirton Costa, Diego Vitorassi, Itamar da Silva, Antônio de Mello, Jure Bortolon e Neuzi Berto Siveira.