logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Convenções começam a definir o cenário para o pleito de outubro

Diferentes partidos escolheram este sábado para promover as reuniões de composição das candidaturas, incluindo o MDB e o Progressistas

Compartilhar:

Os candidatos que vão concorrer às eleições de outubro começam a ser definidos com a realização das convenções partidárias. O prazo foi aberto na quarta-feira, dia 20, mas diferentes siglas catarinenses escolheram este sábado, 23, para promover as reuniões para composição das candidaturas, incluindo os dois maiores partidos em número de filiados no Estado, o MDB e o Progressistas.

MDB

Com 186.836 filiados em Santa Catarina, o MDB receberá delegados municipais, titulares do diretório estadual, deputados federais e estaduais das 9 às 15 horas, no Auditório Deputada Antonieta Barros, nas dependências da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. A convenção vai agregar 541 votos, apontando os nomes para a eleição majoritária e proporcionais.

O partido possui dois postulantes ao Executivo estadual: o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, inscreveu-se como pré-candidato ao Governo do Estado e o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, como pré-candidato a vice-governador.

A bancada dos nove deputados estaduais oficiou o empresário joinvilense como pré-candidato a vice-governador em uma possível coligação com Carlos Moisés, como pré-candidato ao Governo do Estado.

“Na minha avaliação, acho que, pelo tamanho, o MDB deve ser protagonista e ter candidato próprio, optando pelo Antídio, que é um excelente gestor. O MDB tem condições, capilaridade e projetos para Santa Catarina”, defende o presidente do partido em Içara, Max de Mello.

Ele ressalta, porém, que entre os filiados içarenses há uma divisão de opiniões, com um grupo favorável à candidatura própria e outro apoiando a aliança com Moisés. E os delegados estão livres para decidir qual caminho seguir. “Sou o presidente do partido em Içara, mas não voto na convenção. Nossos delegados são Sandro Serafin, Fernando Mazzuchetti, Joel Casagrande e Reginaldo de Jesus”, explica.

Para o Senado, estão inscritos os deputados federais Celso Maldaner e Rogério Peninha Mendonça. “Nesse caso, há uma unanimidade em Içara em torno do nome de Celso Maldaner”, antecipa Max.

Progressistas

Conforme os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Progressistas possui 128.997 filiados em Santa Catarina, que serão representados pelos convencionais neste sábado, a partir das 9 horas, em reunião no Hard Rock Live Florianópolis, em São José.

No partido, o principal encaminhamento é a pré-candidatura do senador Esperidião Amin ao Governo do Estado. “Sempre temos como prioridade fortalecer o partido, com candidaturas próprias. Será uma grande convenção para escolher também o candidato a vice, a senador, deputados estaduais e federais, além de possíveis coligações”, ressalta o presidente do Progressistas em Içara, Alcino Fernandes Neto, o Chimba.

Ele será um dos representantes de Içara na convenção, junto com a prefeita Dalvania Cardoso, o vice-prefeito Jandir Sorato e três delegados. “Os delegados têm direito a voto (o partido não divulga os nomes), mas como há apenas uma chapa inscrita, provavelmente será eleita por aclamação, sem a necessidade de votação”, expõe o progressista.

Outras composições

Entre as outras convenções que ocorrerão neste sábado está a do Republicanos, partido do governador Carlos Moisés; do União Brasil, que tem como pré-candidato a governador Gean Loureiro, na composição com o PSD indicando o vice, provavelmente Eron Giordani, e Raimundo Colombo para o Senado; do PTB, apenas com a pré-candidatura de Kennedy Nunes encaminhada ao Senado.

O Novo foi o primeiro partido em Santa Catarina a homologar a candidatura ao Governo do Estado, com Odair Tramontin na cabeça de chapa e o empresário Ricardo Althoff como candidato a vice-governador.