logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Coopafi é homenageada pela Câmara Municipal de Içara

Sessão solene também destacou entidades e pessoas ligadas a agricultura familiar

Compartilhar:

O Poder Legislativo içarense realizou sessão solene alusiva aos 18 anos da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) na noite de quarta-feira, dia 31. Também receberam homenagens pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura familiar no município, como a Secretaria Municipal de Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e os ex-presidentes José Manoel Rabello (in memoriam), Fabiano José Bortollato e o presidente atual da Coopafi, Rinaldo Teixeira Canarin.

“A Coopafi acredita na capacidade das pessoas no trabalho cooperativo como forma de organização da sociedade, nas atividades agroindustriais como forma de desenvolvimento sustentável e na tecnologia e qualificação como instrumentos de competitividade da agricultura familiar”, destaca o proponente da homenagem, vereador Jairo Manoel da Silveira (PSD).

“Nesses 18 anos de trabalho e parceria com o poder público e instituições, a cooperativa sempre produziu com muito carinho os alimentos de qualidade que são destaques na região”, sublinha o secretário municipal de Agricultura, Gelson Possamai. “O sucesso não vem por acaso, mas sim com muito trabalho. Parabéns a todos os agricultores e entidades que se dedicam ao excelente trabalho prestado pela Coopafi”, salienta o primeiro vice-presidente, vereador Pedro Mazzuchetti (MDB).

Fundada em dia 17 de outubro de 2005, a Coopafi atualmente possui diversos programas desenvolvidos em parcerias com entidades, fundamentais para o crescimento do setor agrícola e subsistência de seus associados, destacando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Feira da Agricultura Familiar, Programa Reciclou Levou e o termo de fomento com o Município.

Com 117 associados, a cooperativa possui 25 unidades de beneficiamento, 47 famílias envolvidas no PNAE, 10 famílias na Feira da Agricultura Familiar, 10 famílias com certificação orgânica e a execução do projeto PAA, que é a compra com doação simultânea, garantindo a comercialização de vários produtos totalizando a compra de R$ 3 milhões entre 2005 à 2020.