Canal Içara

Canal Içara

14 de dezembro de 2019 - 09:19
Política » Plano Diretor
Criação de nova APA de Içara é rejeitada em audiência pública
25/09/2019 às 16:25 | Redação | com a colaboração de André Dal Pont, da Câmara Municipal
Moradores lotaram o centro comunitário da comunidade de Ponta do Mato contra a proposta de implantação de uma nova Área de Proteção Ambiental que abrangeria também Terceira Linha e Linha do Meio em uma área de 281,54 hectares. A audiência pública foi realizada na noite desta terça-feira devido ao projeto do Plano Diretor Participativo em tramitação na Câmara Municipal. Conforme o presidente da comissão temporária de acompanhamento, avaliação e tramitação, vereador Antônio de Mello (MDB), uma emenda será apresentada para a retirada da APA conforme requisitado em abaixo-assinado.

“Não precisamos de APA na região, nós agricultores já preservamos o meio ambiente. Precisamos é de incentivos para o agricultor permanecer no campo”, defende o morador Jeferson Dagostim. Para o morador Osmarildo Dalmolin, a região é uma das mais preservadas do município, sendo contrário a criação da área de proteção ambiental. “Por gerações famílias utilizam a terra no cultivo. Sendo que mais de 70 famílias dependem da terra para sobreviver, queremos ficar trabalhando aqui na agricultura”, destacou.

Todos os vereadores presentes também fizeram uso da palavra contrários a medida apontada no projeto. “Esse conceito no Plano Diretor foi sugerido pelo núcleo gestor, empresa contratada para o projeto e pelas assembleias realizadas”, explica o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Junior. O prefeito em exercício, Sandro Giassi Serafim (MDB), também foi favorável a retirada da proposta. “Valorizamos o homem do campo, sendo que toda a merenda escolar do município é comprada de nossos agricultores”, pontuou.
+ Política
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas