logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Definidos três presidenciáveis

Compartilhar:

Em Brasília, o membro do Partido Social Liberal (PSL), Américo de Souza, teve o nome aclamado nesta quinta-feira, dia 10, para a disputa presidenciável de 2010. Na Capital Federal e ainda no primeiro dia de convenções, Marina Silva também recebeu a aprovação do Partido Verde para a corrida eleitoral. Já o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) confirmou o ex-deputado Levy Fidelix na representação da legenda, conforme noticiado pela Agência Brasil.

Conteúdo relacionado:
Especial » Notícias e dicas sobre as eleições de 2010


Todos os nomes definidos até agora já tiveram cargos públicos. Américo, por exemplo, se elegeu deputado federal e foi senador pelo Maranhão. Foi ainda promotor de Justiça, Secretário de Estado e procurador Geral de Justiça, além de ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Já Marina Silva está no segundo mandato no Senado. De janeiro de 2003 a maio de 2008, ela esteve no Ministério do Meio Ambiente, onde ficou até 13 de maio de 2008. Na primeira vez que foi eleita, estava no PT. Como representante do Acre, Marina Silva é a senadora mais jovem da história da República.

O prazo para a definição dos concorrentes ao Governo Federal encerra junto com o mês de junho. E, até o último dia, as siglas partidárias ainda se mobilizarão para a aclamação dos nomes. Pelos cronogramas partidários, neste sábado fazem as convenções nacionais o PDT, em São Paulo, e PMDB, no Distrito Federal. No domingo, dia 13, será a vez do PT, em Brasília. Na segunda-feira, o PSB também realiza convenção na capital do país.

O PCdoB reservou o dia 16 para o encontro também em Brasília. No dia seguinte, mas na mesma cidade, será a vez do PRB. O PTB assinalou o dia 18 para a mobilização em São Paulo. O PSDC aguarda o dia 19, em São Paulo. No dia 26, realizam as convenções o PPS e o PSTU, ambos em São Paulo. E, por fim, no dia 30, o DEM realiza a convenção em local ainda não acertado e o PSOL faz o mesmo em São Paulo.