logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Dilma Rousseff e Michel Temer são reeleitos

Compartilhar:

Com 97,62% das urnas apuradas, a economista mineira Dilma Rousseff (PT) atingiu 51,38% dos votos válidos e foi matematicamente declarada reeleita na Presidência da República neste domingo, dia 26. A votação nacional da petista foi na contramão da vontade da maioria dos içarenses e dos catarinenses. No âmbito municipal, ela perdeu com mais de 3,4 mil votos de diferença para Aécio Neves (PSDB). No estado, a desvantagem nas urnas foi então de 1.115.271.

Dilma continuará por mais quatro anos com o vice Michel Temer (PMDB). Além disso, terá na base aliada o PDT, PCdoB, PR, PP, PRB, PROS e PSD. Filha de um imigrante búlgaro e de uma professora do interior do Rio de Janeiro, ela viveu em Belo Horizonte até 1970. Integrou o Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Chegou a ser presa pela ditadura militar e passou quase três anos no Presídio Tiradentes (SP).

Em 1973, mudou-se para Porto Alegre. Por lá construiu a carreira política, dedicou-se à campanha pela anistia no fim do regime militar e ajudou a fundar o PDT no estado. Em 1986, assumiu o primeiro cargo político com o comando da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre. Em 1993, assumiu a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul.

Em 2000, Dilma filiou-se ao PT e, em 2002, compôs a equipe de transição entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2003 foi nomeada ministra de Minas e Energia. Em 2005, assumiu a Casa Civil. Em 2010 venceu a primeira eleição no segundo turno contra José Serra (PSDB).