logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Eleitos ainda respondem à Justiça Eleitoral

Compartilhar:

A eleição já passou, os candidatos foram empossados, mas os processos no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ainda continuam. De Içara, estão nesta situação os vereadores Osmar Manoel dos Santos (PP), Darlan Carpes (PP), Diego Vittorassi (PDT), Jurê Carlos Bortolon (PMDB) e o prefeito Gentil Da Luz (PMDB). Quase todos respondem por irregularidades na prestação de contas. A única exceção é Marzinho, que tem no TRE um DVD com uma suposta compra de votos.

Acesse:
» Especial sobre as Eleições 2008

No caso de Darlan, o motivo para a desaprovação do balancete foi a compra de combustível sem o devido registro da utilização. O mesmo aconteceu com Jurê Carlos Bortolon. A diferença é que o progressista também respondia por ter recebido doação de de uma uma empresa ligada à mineradoras. Neste caso, o Ministério Público eleitoral considerou que não houve ilegalidade "por não ser considerada concessionária ou permissionária de serviço público".

No processo de Diego Vittorassi, as constatações são de que faltaram recibos eleitorais que explicassem os anúncios veiculados no Jornal Içarense e no Jornal Agora. Além disso, foi registrado o recebimento de dinheiro antes da abertura da conta, ação que é proibida.

O caso mais grave é de Gentil Da Luz. Além de uma série de irregularidades nas contas, o prefeito eleito também responde por abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A denúncia é da Coligação "Por uma Içara mais forte", que era liderada pelo opositor Heitor Valvassori (PP). No que diz respeito às contas, a questão já foi encaminhada para o Gabinete dos Juízes.


ACOMPANHE OS PROCESSOS ON-LINE

Todas as despesas declaradas pelos candidatos de 2008 estão disponíveis pela Internet. As informações podem ser acessadas através do sítio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), www.tse.gov.br.

Para acompanhar os processos, o caminho mais rápido é pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina. A página on-line está em www.tre-sc.gov.br. Já os nomes mencionados podem ser pesquisados pelo número do protocolo: Darlan Carpes (1269012008), Marzinho do Pereira (1566882008), Diego Vittorassi (1306722008), Jurê Bortolon (1323182008) e Gentil da Luz (1323212008 - 1561782008).