logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Entidades questionam candidatos no rádio

Compartilhar:

As entidades são fragmentos da sociedade. Há organizações comunitárias, comerciais e também de serviços. Cada uma delas tem um fim específico. E por esta pluralidade de interesses, elas fizeram parte do penúltimo debate eleitoral de Içara. O programa ocorreu na Rádio Cidadania Digital (104,9 FM) nesta terça-feira, dia 2.

“Somos um instrumento de democratização. É a única rádio comunitária da região que fará debate. Também montamos uma programação temática sobre o pleito. Daremos oportunidade para as entidades e os meios de comunicação da cidade para questionar os programas de governo dos candidatos”, explica o presidente da associação de radiodifusão, Cláudio Serafim.

A cobertura especial sobre o pleito teve uma série de programas temáticos com entidades. Eles focaram segurança, saúde, educação e corrupção. Uma compilação de especialistas em cada área foi reproduzida e recebeu comentários dos candidatos. Abaixo estão a síntese de algumas das respostas no debate entre José Zanolli (PSD) e Murialdo Canto Gastaldon (PT). A mediação foi realizada pela jornalista Kelley Alves.


Sindserpi: Piso nacional dos profissionais de educação
  • Zé Zanolli: Iremos repassar os recursos sim. Investindo na educação, investiremos numa cidade melhor. Os professores sabem que valorizo e quero valorizar ainda mais a categoria. Um professor bem remunerado e capacitado nos permite construir uma cidade melhor. Podem ter certeza que não faremos igual ao prefeito. Ele prometeu e não cumpriu. Os nossos compromissos serão cumpridos.
  • Murialdo: Os professores em Içara tem uma política própria de salário que hoje supera o piso. Mesmo assim, terão reajuste. Nunca tive oportunidade de ser prefeito ou vice-prefeito. Não fiz parte do governo que penalizou os professores.


Uaci: Continuidade do Comitê Gestor
  • Murialdo: O Comitê Gestor é o que existe de mais moderno numa administração. Tem papel de acompanhar a execução do Plano de Governo. Em nosso governo vai funcionar muito bem. É uma dupla nova, que vai trazer o que há de bom nas instituições que trabalharam. É este modelo das universidade que desejamos implantar na cidade
  • José Zanolli: Vamos criar um novo modelo de Comitê Gestor. Ele tem que existir, mais de forma correta, com as pessoas cumprindo as oito horas diários. Quero dizer que eu estou fora da Administração. Quem faz parte desse governo não é o Zé Zanolli, é a coligação do nosso adversário.


Acii: Ampliação dos parques industriais
  • Zé Zanolli: Queremos criar 40 empresas em quatro anos. Vamos construir um pavilhão e selecionaremos empresas. Vamos ter também mais dois distritos industriais. Isto é o papel do prefeito. Criaremos ainda uma incubadora para o desenvolvimento de mais empresas na cidade. A ideia é que Içara seja referência
  • Murialdo: Não fui secretário da Indústria e Comércio como foi José Zanolli. Também não fui presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico. Nas duas oportunidades em que esteve nestes cargos, poderia ter feito tudo o que disse. Vamos priorizar as empresas de Içara. Serão 30 empregos diretos com hectare em três novos distritos industriais


União dos Conselhos de Saúde: Processo seletivo para agentes locais de saúde
  • Murialdo: A presença dos agentes de saúde nas comunidades é uma contribuição fantástica. É essencial que sejam concursados.
  • Zé Zanolli: Os agentes tem papel fundamental na visita às famílias. Garanto que não serão obrigadas a sair de casa para fazer número em comícios, ir em inaugurações e nem pedir votos. O que esta categoria sofre hoje é antidemocrático.


CDL: Qual a proposta mobilidade urbana?
  • Zé Zanolli: Queremos que o Centro da cidade seja todo reformulado pensando no comércio e nas pessoas.
  • Murialdo: É essencial um replanejamento total. Mas não é só na área urbana que temos problema hoje. Quando se pensa na pavimentação, é preciso de ciclovias, calçada padronizada, ou seja, pensar o trânsito para as pessoas


Sindicato dos trabalhadores rurais: No seu plano de governo, quais os projetos que serão implantados para que os agricultores fiquem no campo, qual orçamento e de onde sairão os recursos?
  • Murialdo: Queremos pavimentação, incentivo ao reflorestamento, ampliação da rede de água e esgoto e máquinas exclusivas para agricultura
  • Zé Zanolli: Vamos implantar a feira livra, novas agroindústrias, cooperativas e pavimentações. Buscaremos os recursos no Governo do Estado e no IPVA.

Confira mais imagens