logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Ex-prefeitos de Criciúma são especulados

Compartilhar:

As eleições para a troca de comando nos Executivos municipais acontecem somente em outubro do próximo ano. Contudo, no Rincão, a levar em conta os bastidores, o período já é pré-eleitoral. São especulações por todos os lados em relação àqueles que concorrerão como candidatos a prefeito do novo município litorâneo.

Discussões calorosas pelas ruas, articulações dentro das siglas fazem ferver diariamente o caldeirão de possibilidades. Dois ex-prefeitos de Criciúma surgem como novidade no campo das hipóteses. Em comum, além de no currículo terem administrado Criciúma, eles tem a profissão, ambos são arquitetos, e o gosto pela política. Décio Góes (PT) e Altair Guidi (PPS) aparecem como nomes cogitados para concorrer a prefeitura do Rincão.

O deputado Altair Guidi descarta a ideia. Para ele, a contribuição maior com o novo município virá de seu trabalho na Assembléia Legislativa. “Ouvi conversas neste sentido, mas não recebi nenhum convite e se me convidarem vou declinar. Um novo município é bom, mas é muito difícil. Não vamos deixar de contribuir como deputado, independente de quem for o prefeito. Serei mais útil como deputado, buscando recursos”, destacou.

Altair Guidi inclusive já pensa nas formas de contribuir. “A primeira coisa é o plano de uso do solo, podemos buscar recursos para isso”, comenta. O parlamentar ainda fala sobre os prós e os contras do início de um novo município, sustentando que atualmente se posiciona a favor da criação de novas cidades.

“A criação é sempre boa para cada um gerir da melhor forma os recursos. Antes pensava diferente, achava que perderia força política, mas agora vejo que não. Vejo que a emancipação é boa, mas é cara do ponto de vista administrativo já que a receita é pequena”, salientou. Sobre as negociações em torno das disputas pelo governo rinconense Guidi é a favor de uma chapa única.

“Deve prevalecer o bom senso de candidatura única para trabalharem juntos. O primeiro prefeito deveria vir de uma coligação forte de todos os partidos. Se meu partido não concordar, vou segui-lo, mas a minha opinião é esta”, afirmou. Questionado se gostaria de ser prefeito do balneário ele reafirma seu compromisso como deputado. “Diretamente ninguém me falou, mas quem não gostaria de ser? Mas minha preocupação agora é focar na Assembléia Legislativa para contribuir com os municípios da região”, enfatizou.

O ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado, Décio Góes, diz estar envolvido apenas nas discussões em torno de um novo projeto para o Rincão. “Todos os partidos estão se organizando, o PT também está. O meu papel é de assessor e consultor, pela minha experiência como arquiteto, prefeito e deputado. A nossa idéia é construir um plano para possíveis alianças, um projeto em comum”, declarou.

“Estamos discutindo um projeto diferenciado para o Rincão, para não repetir os mesmos erros de outros municípios. Vamos projetar um futuro diferente, onde todos possam participar”, acrescentou. Indagado se gostaria de ser prefeito do Rincão, Góes, despistou. “Não pensei nesta possibilidade. Não sou candidato, sou assessor de um projeto”, disse.

Conforme o integrante da executiva do PT de Içara e presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picolo, que até então era o nome mais cotado para o cargo no PT, este não é o momento de se discutir nomes. “Este não é o momento de se discutir nomes, mas a estrutura que precisa ser montada. Existe uma grande especulação sobre os nomes do PT, mas não existe nenhuma discussão neste sentido”, sublinhou. Questionado se gostaria de ser prefeito do Rincão ele não nega a ambição. “Quem decidirá são os filiados e o diretório. O partido apontará o candidato. Temos diversos trabalhos na comunidade e meu nome está a disposição”, afirmou.


Outros destaques da edição 398 do Jornal Gazeta:

» ESPORTES: Filipe Lacerda prepara-se para competição em Barcelona
 
» ECONOMIA: Alerta para um novo aumento no preço da gasolina