logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Farmácia Municipal receberá o nome de Seu Juca

Projeto de autoria do vereador Gelson Possamai (PP) foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo

Compartilhar:

A Farmácia Municipal de Içara será denominada de José Cardoso, o Seu Juca. O projeto de lei que homenageia o antigo farmacêutico de Içara já passou em votação final na Câmara Municipal e aguarda apenas a promulgação pelo Poder Executivo. “Foi um grande profissional que trabalhou incansavelmente pela saúde das pessoas, atendendo a todos, tendo participação importante no crescimento de Içara, por isso essa homenagem”, destaca o autor do projeto de lei, o vereador Gelson Possamai (PP).

Seu Juca da Farmácia, como era conhecido, nasceu na comunidade de Lagoa dos Esteves em 26 de fevereiro de 1918. Filho de Amaro Mauricio Cardoso e Antônia Luiza Pereira Cardoso, aos oito anos chegou a Içara com os pais. Estudou em Porto Alegre (RS), depois recebeu o diploma de prático em farmácia habilitado conferido pelo Departamento de Saúde Pública de Santa Catarina.

No dia 6 de junho de 1939, Juca abriu as portas da Farmácia São Carlos, na Rua Coronel Marcos Rovaris, no centro de Içara, onde ficou em atividade por 70 anos. Em 1954 casou com Círia Duarte Cardoso com quem teve cinco filhos: José Nestor, Cândida Luiza, Jane, Denise Maria e Edilene. O falecimento ocorreu aos 84 anos, em 13 de fevereiro de 2003.

Além de se destacar na área da saúde, Juca teve participação no desenvolvimento do município como idealizador da construção do Hospital São Donato; como intendente distrital trouxe para a cidade o Colégio Estadual Antônio João, hoje com o nome de Salete Scotti dos Santos; foi um dos fundadores da Sociedade Recreativa Esportiva Ipiranga; lutou pela implantação da energia elétrica no município e incentivador para a instalação do Colégio Cristo Rei.