logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Há 60 anos, Içara tornava-se cidade para brilhar no Sul de Santa Catarina

Içara foi emancipada no dia 30 de dezembro de 1961 com a nomeação de Ascendino Pavei

Compartilhar:

Trinta de dezembro de 1961 era um sábado. E logo pela manhã, na Sociedade Recreativa Ipiranga, autoridades estavam reunidas com a população para dar posse ao primeiro prefeito da cidade de Içara. A nomeação de Ascendino Pavei pelo governador Celso Ramos ocorreu com a instalação do município pela lei 796, assinada 10 dias antes, com o desmembramento da nova cidade, até então, vinculada a Criciúma. A solenidade foi presidida pelo juiz de direito da Comarca de Criciúma, Francisco May Filho, enquanto a lei de fundação foi assinada pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa, João Estivalet Pires.

Cerimônia: A instalação de Içara teve discursos do vereador Nelson Alexandrino como representante do Poder Legislativo de Criciúma; Ézio Lima, em representatividade a população; o próprio prefeito nomeado, Ascendino Pavei; o prefeito de Criciúma, Nery Jesuíno da Rosa; além do ex-prefeito de Criciúma, Paulo Preis, em nome do governador Celso Ramos. Pela Alesc falaram Ademar Ghisi, João José de Freitas e Addo Caldas Faraco.
Após a nomeação de Ascendino, também fizeram parte dos 60 anos de história de Içara os prefeitos Angelo Lodetti, José Antônio Dal Toé, João Ramos Roussenq, Arthur Zanolli, Heitor Valvassori, Deobaldo Pacheco, Julio Cechinel, Gentil da Luz, Murialdo Gastaldon, uma função que exerce agora a primeira prefeita mulher, a administradora Dalvania Cardoso.

“Içara conta com mais de 58 mil habitantes, supera todos os índices na balança comercial, no número de exportações, no número de novos empregados com carteira assinada, na agricultura, no mel, nos setores do plástico, fritas cerâmicas, picolé, turismo religioso e demais seguimentos. Depois de 60 anos nos resta agradecer a todos os prefeitos que por aqui passaram e aos içarenses pela força e o trabalho empenhados no município. Viva Içara!”, exalta a prefeita.

Comemorações

O 60º aniversário de Içara foi comemorado neste ano com uma programação especial. Teve exposição fotográfica, festival literário, homenagens aos agricultores, às etnias, empresários de antigas vendinhas e ex-prefeitos; além de um encontro de carros antigos; o lançamento de uma nova edição do livro Além dos Trilhos do Trem; um concurso para a definição do hino comemorativo; show com o cantor gospel Leandro Borges e o corte simbólico do bolo no dia da assinatura da lei de emancipação, 20 de dezembro.