logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Içara registra aumento do eleitorado jovem

Na comparação com fevereiro, crescimento foi de 151% na faixa etária de 16 anos

Compartilhar:

O estímulo da Justiça Eleitoral à participação dos jovens no processo democrático continua rendendo frutos. Em Içara, a faixa do eleitorado até 17 anos de idade terminou abril registrando aumento expressivo na comparação com os números de fevereiro, conforme apontam os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até dois meses antes, estavam cadastrados no município sete eleitores com 16 anos incompletos, número que em abril passou para 14. Na faixa dos 16 anos, o aumento foi ainda maior, de 151%, indo de 39 em fevereiro para 98 no mês passado. Já o eleitorado com 17 anos de idade cresceu 77%, de 128 para 227 no período. Ao todo, o município fechou o mês com 339 eleitores com até 17 anos de idade, público para o qual o voto é facultativo.

Nas demais faixas etárias, o crescimento foi menor, resultando em 2% no geral: eram 40.978 eleitores içarenses em fevereiro e 41.604 em abril. Nesta semana, houve o fechamento do Cadastro Eleitoral, mas a relação oficial do eleitorado apto a votar no pleito de outubro será divulgada pelo TSE apenas no dia 11 de julho, pois ainda há uma grande quantidade de solicitações a serem processadas pela Justiça Eleitoral em todo o país.

Tendência estadual

O crescimento do eleitorado jovem em Içara segue uma tendência registrada também no Estado. Desde setembro de 2021, início da campanha #BoraVotar, o número saltou de pouco mais de 15 mil para os atuais 73.253 jovens aptos a votarem no pleito deste ano.

Nos últimos 30 dias, a Justiça Eleitoral catarinense atendeu 173.311 pessoas, tanto presencialmente quanto pela internet. Desses, 55.108 solicitações foram para fazer o primeiro título e 90.503 para transferência de domicílio eleitoral.