logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Içarense é contemplada em campanha do TRE-SC de incentivo aos jovens

Danielly dos Santos Antonio foi um dos primeiros 50 jovens sorteados e já recebeu um smartphone

Compartilhar:

Com o objetivo de incentivar a participação dos jovens nas eleições, a Justiça Eleitoral promove a campanha #BoraVotar, que em Santa Catarina recebeu o complemento de “Meu primeiro título” e, com o apoio de parceiros, desenvolve ações voltadas à faixa etária de 16 e 17 anos. Entre elas, está o sorteio de smartphones e Içara já teve uma contemplada.

Danielly dos Santos Antonio, de 16 anos foi um dos primeiros 50 jovens sorteados com um dos aparelhos cedidos pela Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis e demais brindes. Ao todo, serão destinados 150 celulares a jovens que têm o alistamento e o voto facultativos e que, mesmo assim, fizerem o título eleitoral.

O primeiro sorteio ocorreu em dezembro e teve a participação de 23 mil jovens de 16 e 17 anos que fizeram o alistamento e estavam regulares, ou seja, constando do Cadastro Eleitoral e à época de inscrição ainda não tinham 18 anos.

O segundo sorteio está marcado para 8 de fevereiro, às 14 horas, na ação de cidadania resultante da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

A campanha contou ainda com ações realizadas junto a unidades educacionais. No Sul do Estado, ocorreu em novembro, no Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma.

Menos de 0,5% do eleitorado

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, o Cadastro Eleitoral de Içara conta com 28 adolescentes de 16 anos e 99 com 17 anos. Na soma, são 127 eleitores nessa faixa etária, o equivalente a 0,31% do total (40.744).

Embora não seja obrigatório, jovens com mais de 16 e menos de 18 anos podem votar, desde que estejam regularmente cadastrados junto à Justiça Eleitoral. Quem vai completar 16 anos até 2 de outubro, véspera do pleito deste ano, já pode realizar o alistamento eleitoral.

Todo o processo está sendo realizado de forma on-line através do site da Justiça Eleitoral – o passo a passo dos procedimentos e outras informações estão disponíveis na página da campanha (https://www.tre-sc.jus.br/eleitor/campanha-meu-primeiro-titulo-boravotar). O prazo final é dia 4 de maio.