logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Internautas sabatinam prefeito

Compartilhar:

As repostas da primeira entrevista interativa do Canal Içara tiveram análise cuidadosa. Afinal, elas marcam o primeiro ano do Governo Municipal sob o comando do prefeito Gentil Da Luz e do vice José Zanolli. Foi por isso que, além do próprio chefe do Poder Executivo, as perguntas transitaram entre parte do secretariado e assessores. E, desse modo, atrasou a publicação.

Acesse:
» Dúvidas? Pergunte ao prefeito!

Em meio a um ano conturbado, Gentil não foi questionado sobre diversos assuntos que marcaram 2009. Com perguntas feitas por internautas, foram esquecidas as dívidas da prefeitura, assim como o transtorno que ocasionou a demissão dos servidores da Associação Feminina de Assistência Social (Afasi).

As perguntas ficaram em torno do cumprimento de promessas de campanha, projetos que devem ser desenvolvidos pelos próximos três anos e a formação do governo. Sobre esta última pergunta, ele ainda complementa que anunciará o elenco oficial somente após resolvido os problemas judiciais que pedem a cassação dele. E, se o processo se alastrar por anos, o secretariado também terá que esperar para ser oficializado. A ideia, enquanto isso, é enxugar o caixa e ampliar cada vez mais o rendimento dos servidores dentro da Prefeitura. Confira:


- EDUARDO CELOY CUSTÓDIO: Quais as expectativas para os próximos três anos?
Eduardo, trabalhar muito e sempre é a nossa principal projeção até o final do mandato. Temos um trabalho focado na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população de Içara, que é um importante diferencial em relação às gestões antecessoras e um grande avanço em termos de administração pública. Para quem não sabe, o IDH está relacionado à Saúde, Educação e padrão de vida, áreas em que temos atuado efetivamente por meio de ações e projetos como o Mesa do Prefeito na Comunidade, o Café com Prefeito e ainda outros. Quanto à Gestão de Projetos, vale destacar a notável atuação da funcionária pública Marli de Faveri. Os recursos para as obras e serviços já estão encaminhados e muitas novidades serão realizadas em 2010, sempre buscando a parceria dos governos estadual e federal para fazer de Içara uma cidade ainda melhor para se viver. Obrigado pela sua pergunta.

- PROFESSOR LUCIANO GONÇALVES: Mesmo diante de tantas dificuldades, gostaria de saber quando iniciarão as obras da Unidade de Saúde do Jardim Elizabete?
Professor Luciano, dificuldades fazem parte da vida e eu as encaro como estimulantes desafios. Saúde é uma das nossas prioridades relacionadas à melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Içara e receberá ainda mais atenção em 2010. De acordo com a nossa Gestora de Saúde, Mira Dagostin, alguns bairros serão beneficiados ainda no inicio do ano com a construção de novas unidades de saúde. É o caso do Balneário Rincão-Zona Sul, da Barra Velha, do Jardim Elizabete e do Nossa Senhora de Fátima, que já teve inclusive a obra iniciada. As outras três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) devem começar as obras nesse primeiro mês de 2010, quando também deve iniciar os trabalhos de reforma e ampliação na unidade do bairro 3ª Linha. Os bairros Jussara, Boa Vista e 1º de Maio também serão beneficiados com unidades novas e próprias.
O valor para a construção da unidade do Jardim Elizabete, R$ 165 mil, já está na conta do município. Os recursos provêm do Fundo Estadual de Saúde em convênio com o município de Içara. Os novos prédios terão um projeto padronizado, adotado pela Administração Municipal.
Com certeza vamos melhorar ainda mais o atendimento proporcionando aos içarenses na área da Saúde. Quero frisar que todos os esforços da Administração são no sentido de melhorar a vida das pessoas. Isso é fundamental. A maioria dos locais onde funcionam as unidades de saúde é alugada e esse é outro panorama que queremos modificar. Obrigado pela pergunta, professor.

- EDSON CHOPLIN: Durante este primeiro ano de gestão, um dos pontos máximos foi o projeto Mesa do Prefeito. Em um município com várias comunidades, como fica a ordem de atendimento nesta iniciativa?
Em primeiro lugar quero agradecer a você, Edson, presidente da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, que foi nosso parceiro e incentivador em todos os momentos. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante o ano de 2009, cada secretaria apresentou um balanço das ações realizadas. O resultado foi excelente. A cidade está mudando. Adotamos um novo jeito de governar com foco nas pessoas. Muitas ações desenvolvidas foram conhecidas na passagem do projeto Mesa do Prefeito nos bairros em que as atividades foram realizadas, e esta é a mudança: a relação com as pessoas da cidade mudou, foi intensificada. A transformação está sendo assimilada e a comunidade tem aceitado muito bem. O Projeto Mesa do Prefeito será retomado em março. Aproveito para informar que teremos novidades neste ano: a construção das pontes, sendo quatro delas de concreto, a dragagem do rio que corta o bairro, além da obra da unidade de saúde que já está em andamento. É o desenvolvimento humano deixando de ser sonho para se transformar em realidade.

- EDER ALBINO DA CUNHA: Na campanha, havia a promessa de Internet grátis. Porque o projeto ainda não saiu do papel?
Prezado Eder, em 2009 priorizamos colocar e manter em dia os pagamentos dos fornecedores, convênios e principalmente os salários dos funcionários. Era preciso deixar a casa em ordem. Além disso, o Orçamento de 2009 não previa item relacionado à tecnologia. O tema também não estava incluso no PPA, por isso não conseguimos informatizar nem mesmo as Unidades de Saúde.
Mas, para 2010, já está incluso o item orçamentário da cidade digital no PPA. Assim, as várias etapas do Projeto Telecidade Digital devem estar concluídas até o ano do cinqüentenário da cidade, em 2011.
É importante ressaltar que o projeto não está parado. Já foram realizados levantamento e estudo de campo para a localização das antenas, o que aguarda licitação.
Será uma revolução tecnológica para a cidade e, a exemplo de outros municípios, como Tauá, o projeto provocará uma transformação na cidade. O acesso à Internet oferece um salto tecnológico às pequenas e médias cidades que carecem de avanços na área da comunicação, e é isso que queremos. Vamos, com certeza, transformar Içara na cidade mais digitalizada do Sul do país.
A torre base será na Prefeitura e a partir daí serão montadas as células que distribuirão Internet banda larga e telefonia para toda a cidade. O processo de implantação inclui 13 torres e quatro pontos de presença, que serão distribuídos em bairros estrategicamente analisados. São necessárias seis etapas até a concretização. Obrigado, Eder, pelo seu interesse. É um direito, e até um dever dos cidadãos, cobrar as promessas de campanha.

- RICARDO DE SOUZA: O acúmulo de cargos dos secretários atrapalha a Administração Municipal?
Ricardo, a prioridade está em profissionalizar o atendimento no setor público. Pensando assim, nomeamos para assumir a maioria das Pastas funcionários da Casa que tem exercido durante todo o ano suas atividades com eficiência e responsabilidade. Isso é o mais importante. Além da economia, pois os funcionários que assumiram secretarias não acumulam salários.

- RICARDO DE SOUZA: Quando serão preenchidas todas as secretarias?
Estas definições serão tomadas com calma e sem atropelos. Conversas estão acontecendo, mas em time que está dando certo não devemos mexer. Vamos continuar agindo com cautela. Obrigado.