logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Últimos dias para regularização do título de eleitor

Justiça Eleitoral terá expediente ampliado para atender quem está com o título cancelado ou precisa fazer alterações no cadastro

Compartilhar:

O Cartório Eleitoral de Içara tem o expediente ampliado até quarta-feira, dia 4, das 9 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. Trata-se de um esforço concentrado para atender quem está com o título de eleitor cancelado, precisa fazer o alistamento eleitoral (primeiro título) ou alterações cadastrais para votar no pleito de outubro. O fechamento do Cadastro Eleitoral ocorre nesta quarta-feira.

“Para quem quiser atendimento presencial, recomenda-se o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (https://apps.tre-sc.jus.br/agendamento-eleitoral-internet/). Quem optar pela internet, pode encaminhar seu requerimento até as 23h59min do dia 4 de maio, sem a necessidade de comparecimento presencial ao Cartório Eleitoral”, explica Marcos Antônio da Silva Moraes, chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral de Içara, que engloba também Balneário Rincão.

Nos últimos dois sábados, a Justiça Eleitoral já trabalhou em regime de plantão. “O plantão do dia 23 de abril teve pouca procura, foram aproximadamente 15 atendimentos presenciais. Quanto ao plantão do dia 30 de abril, tivemos aproximadamente 80 atendimentos presenciais. Em síntese, o plantão poderia ter sido melhor aproveitado pelos eleitores que, ao que tudo indica, vão deixar para buscar pelos serviços nos últimos dias”, avalia Marcos.

Cancelamentos

Na última consulta feita ao Cartório Eleitoral, antes do atendimento em horário especial, havia 1.445 eleitores com o título cancelado em Içara e 3.634 em Balneário Rincão. “Os cancelados por motivo de ausência às urnas ou revisão de eleitorado, certamente, já são menores que os números anteriores. Mas, em razão da grande demanda no sistema, não estamos conseguindo gerar relatórios atualizados”, justifica Marcos.

Quem teve o título cancelado por não ter votado, nem justificado a ausência, por três eleições consecutivas pode regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral mediante o pagamento de multa.

“No que diz respeito à ausência referente à revisão de eleitorado (como ocorre com eleitores de Balneário Rincão), em recente decisão, o Tribunal Superior Eleitoral vai reverter esses cancelamentos para que os envolvidos possam votar nesse próximo pleito”, ressalta o chefe de Cartório. O total de eleitores cancelados em Içara é de 4.132 e, em Balneário Rincão, de 4.595. Entretanto, esses dados incluem os mais recentes cancelamentos por óbito.