logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Partidos precisam oficializar candidatos

Compartilhar:

Os plantões do Cartório Eleitoral de Içara iniciam neste sábado, dia 5, quando todas as candidaturas deverão ser registradas. Enquanto a documentação não é oficializada, nenhuma propaganda política poderá ser feita. Isto inclui até mesmo as reportagens jornalísticas. O horário especial será implantado nos sábados, domingos e feriados até o mês das eleições. O Cartório ficará aberto das 14 às 19h.

Confira mais:
» Heitor Valvassori é pré-candidato
» Naelti Viana assume prefeitura
» Definidos os partidos aliados ao PMDB

“A incumbência de pedir o registro de candidaturas é do partido ou coligação, até as 19h do dia 5 de julho. No entanto, se ocorrer algum problema que impossibilite o requerimento pelo partido ou coligação, o próprio interessado poderá requer, até as 19h do dia 7 de julho, a sua inscrição como candidato”, explica o texto disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): www.tse.gov.br.

Em relação a divulgação das plataformas de governo, o Tribunal liberou na última semana a realização de entrevistas antes que o prazo para os registros estejam encerrados. Porém, segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes, “isto está sujeito ao entendimento dos juízes”. “Há bastantes partidos se policiando para evitar problemas”, completa ele.

“O partido pode requerer, mesmo após os prazos especificados, a substituição de candidatos que forem considerados inelegíveis, renunciarem ou falecerem, ou ainda, tiverem seu registro cassado, indeferido ou cancelado. O prazo para o registro nestes casos é de 10 dias a partir do fato ou sentença que deu origem à substituição”, complementa Moraes..

Até a quarta-feira, dia 2, nenhum partido havia apresentado os candidatos. “A movimentação deverá ocorrer nesta sexta e sábado”, declara Moraes.

A opinião do chefe de cartório está certa. As duas coligações que foram realizadas até agora garantiram que devem entregar toda a documentação nesta sexta-feira, dia 4. As pessoas que confirmarem a candidatura poderão iniciar as propagandas eleitorais já no domingo, dia 6. Adesivos, brindes e várias ações de marketing permanecem proibidos.