logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Proposta de lei prevê demolição de obras abandonadas há mais de cinco anos que gerem riscos

Projeto amplia possibilidades já previstas em lei de intervenção do Município

Compartilhar:

Obras privadas não concluídas e abandonadas há pelo menos cinco anos poderão ser demolidas pelo Poder Público em Içara com a aprovação do Projeto de Lei 2/2021. O projeto tramita atualmente na Câmara Municipal com a proposta de intervenção em estruturas consideradas insalubres, sob risco de invasões, risco às propriedades vizinhas, à segurança pública ou que atentem ainda contra a paisagem urbana e/ou natural. A submissão ao plenário está prevista para esta próxima segunda-feira, dia 29.

“Percebemos em nosso município um grande número de obras inacabadas e abandonadas em diversos bairros, que trazem riscos tanto na parte de animais peçonhentos quanto ao favorecimento de abrigo para atitudes ilícitas e inapropriadas. Esta lei tem o intuito de trazer uma regulamentação mais específica e permitir ao Município, se assim for o caso, a autonomia de desmanchar essas obras, limpar os terrenos e cobrar posteriormente do proprietário, trazendo assim maior segurança a todos”, justifica o autor, o vereador André Mazzuchelo Jucoski (PSDB).

Atualmente, o Município possui autorização, por lei, para demolição total ou parcial de construções clandestinas, feitas sem prévia aprovação do projeto ou sem alvará de licença; construções feitas sem observância do alinhamento ou nivelamento fornecido pela Prefeitura ou sem as respectivas cotas ou com desrespeito ao projeto aprovado; obras julgadas em risco, quando o proprietário não tomar as providências que forem necessárias a sua segurança; e de construção que ameacem ruína e que o proprietário não queira desmanchar ou não possa reparar, por falta de recurso ou por disposição regulamentar.