logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Santa Catarina já tem cinco candidatos a governador

Definição dos nomes ocorreu nas convenções partidárias realizadas neste fim de semana

Compartilhar:

Após as convenções partidárias realizadas neste fim semana, Santa Catarina já tem cinco chapas para a disputa ao Governo do Estado, cinco candidatos ao Senado, além de postulantes aos cargos de deputado estadual e federal nas eleições de outubro. O registro dessas candidaturas e das que ainda serão definidas deve ser feito até 15 de agosto.

Novo

O prazo para a realização das convenções iniciou na última quarta-feira, dia 20, data em que o Novo homologou a primeira candidatura ao Executivo no Estado, com Odair Tramontin na cabeça de chapa e o empresário Ricardo Althoff como candidato a vice-governador. O partido também aprovou o nome de Luiz Barboza Neto como seu representante para concorrer ao Senado.

MDB

Mais definições ocorreram nesse sábado, dia 23, quando nove partidos decidiram seu posicionamento para o pleito. Sigla a reunir o maior número de filiados no Estado, o MDB teve a disputa interna vencida pelo grupo que apoia a coligação com o atual governador, Carlos Moisés da Silva, com a indicação de Udo Döhler como vice.

Foram 276 votos favoráveis ao empresário joinvilense para representar o partido como candidato a vice-governador. O outro pré-candidato ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, recebeu 193 votos, sendo registrados ainda cinco votos brancos e nulos. Para o Senado, o escolhido foi Celso Maldaner, com 262 votos, contra 205 de Rogério Peninha Mendonça.

Republicanos

Ocorrida logo depois do encontro emedebista, a convenção do Republicanos oficializou a candidatura de Carlos Moisés à reeleição para o Governo de Santa Catarina, na composição com Udo Döhler para vice-governador e Celso Maldaner para o Senado. A candidatura terá ainda o apoio do PSC.

O Podemos também definiu como prioritário o apoio à reeleição de Carlos Moisés, porém, terá candidato próprio ao Senado, a ser definido entre o deputado estadual Nazareno Martins e o deputado federal Rodrigo Coelho.

Progressistas

Segundo maior partido do Estado em número de filiados, o Progressistas aclamou a única chapa inscrita para concorrer ao Executivo estadual, encabeçada por Esperidião Amin, em convenção que contou com a presença também de lideranças do PSDB, como o ex-governador Leonel Pavan. Os candidatos a vice-governador e a senador ainda não estão definidos, dependendo de futuras alianças.

União Brasil, PSD e Patriota

Gean Loureiro é o candidato a governador de Santa Catarina pelo União Brasil, em coligação com o PSD, que indicou Eron Giordani para vice e o ex-governador Raimundo Colombo como candidato ao Senado. A composição conta com o apoio do Patriota.

PTB

No PTB, houve apenas a definição do deputado estadual Kennedy Nunes como candidato a senador.

PSTU

Até o momento, o único representante da Região Carbonífera entre os candidatos a governador é o professor Alex Alano. O criciumense foi homologado pelo diretório estadual do PSTU neste domingo, 24, em convenção on-line, tendo como candidata a vice a também professora Gabriela Santetti, em chapa pura.