Canal Içara

Canal Içara

19 de outubro de 2019 - 19:05
Política »
Segundo prefeito, inconformidades serão apuradas com rigor
20/09/2018 às 21:31 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Lucas Lemos [Canal Içara]
O relatório apontado pelo Observatório Social do Brasil de Içara deverá ter consequências administrativas na Prefeitura de Içara. Dentre as inconformidades apresentadas na noite desta quinta-feira há desde o uso de materiais diferentes aos previstos nos memorias descritivos até a execução mau realizada. “Se foi pago e não foi executado, será preciso devolver o dinheiro. Se algum servidor apontou a realização de um serviço que não realizado e que foi pago, claro que haverá também sindicância”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).

“A participação do observatório é vantagem para quem está prefeito. Eu posso dizer que 90% das licitações tem a chancela do observatório e não recebi qualquer ofício de direcionamento”, coloca. E segundo ele, o trabalho precisa avançar ainda mais. Entre as sugestões está o acompanhamento da parceria público-privada da iluminação pública e a elaboração de uma nova tabela de referência para as obras municipais. “Os valores utilizados atualmente estão muito elevados”, indica. “Além disso, é preciso avançar também a outros poderes, como o Judiciário”, completa.

Situação de obras observadas

Centro de Educação Infantil Alegria do Saber
Sem inconformidades aparentes
UTI do Hospital São Donato
Sem inconformidades aparentes
Centro de Especialidades Odontológicas do Jardim Elizabete
Piso de cor, dimensão e característica de retificação estavam em desacordo com o memorial descritivo e foram substituídos pelos modelos definidos em contrato.
Nova sede do Corpo de Bombeiros
Instalações provisórias - como tapumes e placa de identificação - estavam em desacordo com as normas e foram corrigidas. Além disso, houve a sugestão já acatada de impermeabilização total da fundação. O OSBI aguarda agora a resposta sobre a falta de encunhamento nas paredes.
Unidade Básica de Saúde de Boa Vista
Placa de identificação dos reparos não foi encontrada. No canteiro de obras foram encontrados espaços perigosos sem proteção. Além disso, a lixeira foi construída com tijolos cerâmicos, o que contraria o memorial descritivo, que pede bloco de concreto. Segundo o Município, todas as inconformidades foram resolvidas. No caso dos tijolos, os valores da diferença serão suprimidos. O OSBI vai acompanhar o contrato.
CEI Chapeuzinho Vermelho
Ampliação da unidade apresenta infiltração na sala de aula e em algumas paredes, falta de caimento do peitoril e pingadeira. O Município já foi oficiado e o OSBI vai acompanhar a reparação da obra, atualmente, dentro do prazo de garantia de cinco anos.
Pavimentação da Rua Donna Agripina e Linha Três Ribeirões
A pavimentação apresenta falhas construtivas, como empoçamento de água, faltam bueiros que constavam no projeto, calhas triangulares e há fissuras na capa asfáltica. As inconformidades já foram apresentadas ao Município, mas ainda não houve manifestação.
+ Política
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas